Elementos Químicos

Ósmio (Os)

O ósmio é um metal azul-acinzentado, duro, de alta densidade e difícil de ser trabalhado. Não é encontrado na forma metálica na natureza, mas aparece associado a metais do grupo da platina. O metal está presente no minério iridosmina ou osmiridium – que contém uma mistura de irídio, ósmio, platina e outros metais – e, em quantidade ínfima, em substâncias de níquel.

O ósmio foi descoberto no resíduo formado pela ação da água-régia na platina bruta. Esse resíduo, após ser fundido, tratado com ácido forte e destilado, deu origem ao tetróxido de ósmio (Os04).

Aplicações

O metal é, geralmente, usado para formar ligas resistentes com metais do grupo da platina. Essas ligas são utilizadas em eixos e em agulhas de instrumentos, como as bússolas, em pontas de canetas-tinteiro, em contatos elétricos e na fabricação de implantes.

O tetróxido de ósmio é usado na detecção de impressões digitais e como corante para análises em microscópios. Também encontra aplicação em química orgânica como oxidante e catalisador. É ainda usado em pesquisas científicas. Além disso, é altamente tóxico. Sua inalação pode causar edema pulmonar e danos aos rins. Sua ingestão provoca dores agudas na boca, na faringe e no abdome.

Bússola
As ligas de ósmio são usadas na fabricação de agulhas de bússolas.

Nome do elemento: Osmium. Osmio
Origem do nome: Do grego osmé: cheiro.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico inglês Smithson Tennant (1761-1815).
Ano de descoberta: 1803
Número atômico (Z): 76
Massa atômica (A): 190,23
Família: 8
Período: 6
Configuração eletrônica: [Xe]4f1l5d66s2
Raio atômico: 130 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 5012 °C
TF (substância simples): 3033 °C