Administração

Análise SWOT – FOFA

Uma análise muito utilizada na área de administração de empresa é a SWOT, também conhecida pelos brasileiros como FOFA. Seu nome é derivado das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significa: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

A análise SWOT foi criada nos anos sessenta por Albert Humphrey, durante uma pesquisa para a Universidade de Stanford, com o propósito de pesquisar dados importantes para a realização do planejamento estratégico. Ela é utilizada para fazer uma análise ambiental em uma empresa e é muito versátil pois pode ser utilizada em qualquer tipo de área de serviço.

O estudo da SWOT é dividido em dois ambientes: Ambiente interno (que estuda as forças e fraquezas) e ambiente externo (que estuda as oportunidades e ameaças).

O ambiente interno da empresa é formado por toda a equipe de trabalho, recursos humanos, financeiros e todas as atividades que podem ser controladas pela diretoria da empresa. Já os fatores externos não podem ser controlados pela administração da empresa, mas eles exercem forte influência sobre ela, então ele deve ser sempre verificado para que o planejamento estratégico tenha um resultado efetivo.

swot

Categorias da analise SWOT:

Strengths (forças) – Essa parte descreve os pontos fortes da empresa analisando sempre as vantagens da própria empresa diante das concorrentes. Podem ser avaliados os recursos, qualidade do produto ofertado, qualidades melhores que as da concorrência, prestação de serviço e solidez na relação com os clientes.

Weaknesses (fraquezas) – As fraquezas devem analisar os pontos fracos de sua empresa, as desvantagens que ela leva diante a concorrência. Podem ser avaliadas a falta de especialização de funcionários, melhorias que deveriam ser feitas mais por algum motivo ainda não foram, perda de clientes para a concorrência, falta de relacionamento com os clientes, altos custos de produção, baixa reputação e a fraqueza da marca. As fraquezas, se forem bem estudadas, podem ser revertidas em força.

Opportunities (oportunidades) – As oportunidades são as forças internas que podem favorecer a empresa, mas que não existe controle sob elas. Nelas podem ser considerados os aspectos econômicos, todas as mudanças na vida dos consumidores, a melhoria da economia, as facilidades de crédito e problemas na economia das empresas concorrentes.

Threats (ameaças) – As ameaças são forças externas que podem prejudicar o desempenho de uma empresa, pois ela não pode controlar esse tipo de força. Alguns fatores negativos que podem colocar em risco a organização são a desvalorização da moeda, alto valor de custo de produtos, novos concorrentes, perda de funcionários e etc.

Após a finalização da análise SWOT os administradores vão poder observar com clareza o futuro da empresa, que poderá transformar pontos fracos em fortes e superar as ameaças futuras. Ela também vai ajudar a entender qual a posição da empresa no mercado.

Por: Rafael Queiroz

Veja também: