Astros

Saturno

O planeta famoso por seus grandes anéis coloridos tem também outras características interessantes. Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, menor apenas que Júpiter. Gasoso como este, tem o hidrogênio como o elemento mais abundante em sua atmosfera e se divide em faixas de ventos fortíssimos.

Veja a seguir mais sobre o que já sabemos a respeito deste planeta.

Breve história

Saturno pode ser visto a olho nu e, portanto, é um velho conhecido da raça humana. Seu nome foi dado a partir da mitologia romana, em que Saturnus era o deus do tempo. Em 1608, temos relatos científicos do famoso astrônomo Galileu, que percebeu duas estruturas no planeta que não sabia explicar. Por volta de 50 anos depois, Christiaan Huygens, outro astrônomo, declarou que se tratavam de anéis. Observou também a presença de um dos satélites do planeta.

Com o passar dos anos, mais satélites foram descobertos e mais características de Saturno. A primeira sonda que nos proporcionou imagens de perto do planeta chegou ali em 1979 e foi enviada pela Nasa. A grande complexidade de Saturno fez com que, em 1997, fosse mandada uma sonda especialmente para descrever a atmosfera do planeta e mandar imagens de sua superfície.

Fatos sobre Saturno:

Saturno– A massa do planeta é 95 vezes superior à da Terra, e a medida de seu raio equivale a 9 vezes a do raio terrestre.

– De todos os planetas do Sistema Solar, Saturno é o menos denso: 0,7g/cm³, o que é inferior, por exemplo, à massa específica da água.

– O centro de Saturno é rochoso e rico em ferro, sendo a parte do planeta que concentra a maior parte de sua massa.

– A energia que Saturno irradia é duas vezes maior que a energia que recebe do sol, o que significa que existe uma fonte interna de energia no planeta.

– A atmosfera do planeta é composta em 96,3% de seu total por hidrogênio, 3,25% por hélio, 0,45% por metano e 0,01% por amônia, além de conter outros hidrocarbonetos.

Saturno é fascinante e extremamente diferente da Terra. Conforme a tecnologia avance, conheceremos ainda melhor o gigante gasoso e anelado.