Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose. A mitose aumenta o número de células somáticas e pode estar envolvida com estratégias de reprodução assexuada. A meiose aumenta o número de células e está sempre relacionada a estratégias de reprodução sexuada.
Mitose
No processo de mitose, uma célula diploide (2n) se divide e origina duas novas células, também diploides. A mitose é responsável pela multiplicação de células no embrião. Nos adultos, ela responde pelo mecanismo de reposição de células no corpo. Por exemplo, as células da superfície da pele são mortas e estão constantemente sendo perdidas, mas novas células são produzidas nas camadas mais profundas da pele para repor as células da superfície.

Meiose
A meiose é uma divisão celular que ocorre em células diploides (2n) e origina quatro células-filhas haploides (n). Como reduz pela metade a quantidade de cromossomos, é chamada de divisão reducional.
A meiose apresenta duas etapas sucessivas. Na primeira, denominada meiose I, uma célula-mãe (2n) forma duas células-filhas (n). Na segunda, denominada meiose II, cada célula (n) origina mais duas células-filhas (n):
- Na meiose I, ocorre a redução pela metade do número de cromossomos, alterando, portanto, a ploidia das células-filhas em comparação à célula-mãe que as originou;
- a meiose II, tal qual a mitose, é uma etapa equacional, pois aumenta o número de células sem alterar a ploidia.

A meiose é responsável pela produção de gametas nos animais, pela produção de esporos nos vegetais, pela manutenção do número de cromossomos da espécie e pelo aumento da variabilidade genética.
Didaticamente, a meiose foi dividida em oito fases principais para facilitar a compreensão dos eventos. Veja no esquema.

Diferenças entre mitose e meiose
Existem muitas diferenças entre mitose e meiose. Vejamos algumas.
Na mitose, ocorre uma divisão nuclear e uma divisão citoplasmática por ciclo – uma célula-mãe produz duas células-filhas e os conteúdos genéticos das células-filhas são idênticos entre si e aos da célula-mãe. O número de cromossomos das células-filhas é o mesmo que o da célula-mãe e ocorre normalmente na maioria das células somáticas.
Na meiose, ocorrem duas divisões nucleares e duas divisões citoplasmáticas por ciclo – uma célula-mãe produz quatro células-filhas e os conteúdos genéticos das células-filhas diferem dos da célula-mãe e também entre si. O número de cromossomos das células-filhas é a metade do da célula-mãe e ocorre em células germinativas, em células-mães de esporos e no zigoto de muitas algas e fungos.

Por: Wilson Teixeira Moutinho