Biologia Celular

Ciclo Celular

O ciclo de vida de uma célula passa basicamente por dois períodos bem definidos: um em que ela não está se dividindo e outro em que ela está se dividindo. O período em que a célula não está se dividindo é denominado interfase e caracteriza-se pelo intervalo de tempo entre as divisões celulares.

Neste período, a célula sintetiza substâncias, realiza suas funções vitais, controla o metabolismo etc. Em certo momento, a célula duplica seu material genético, evento mais importante da interfase, essencial para o processo de divisão celular.

A divisão celular, por sua vez, é o período em que a célula se duplica, dando origem às células-filhas. Há duas modalidades de divisão celular: a mitose e a meiose.

Mitose

Na espécie humana, a mitose tem como principal característica a formação de duas células-filhas idênticas.

Esquema representando a divisão mitótica. Note a formação de duas células-filhas idênticas à célula-mãe. 2n e n representam, respectivamente, células diploides e haploides.

Nesse processo, a célula-mãe diploide duplica seu material genético e distribui uma cópia para cada célula-filha, originando, portanto, duas células diploides.

Ela é responsável pelo crescimento e pela diferenciação de tecidos e de órgãos, pela regeneração e reparo de lesões etc. Em certos organismos, como nos zangões, as células haploides, por mitose, geram células-filhas haploides.

Meiose

A meiose é responsável pela produção de gametas nos animais. A célula-mãe diploide duplica seu material genético e realiza duas divisões celulares sucessivas, resultando em quatro células-filhas haploides, com metade das informações genéticas que havia na célula-mãe.

Durante a meiose, ocorrem eventos que aumentam a variabilidade das informações genéticas, por exemplo, a permutação, responsável pela troca de fragmentos entre cromossomos homólogos.

Esquema representando a divisão meiótica. Note a formação de quatro células-filhas haploides.

A formação de células haploides ao final da meiose é fundamental para o processo reprodutivo. Estas células se diferenciam em gametas: nos homens, em espermatozoides e, nas mulheres, em ovócitos.

Durante a reprodução, o espermatozoide fecunda o ovócito, originando a primeira célula diploide do indivíduo, denominada zigoto. O zigoto, por sua vez, realiza sucessivas divisões mitóticas, formando um embrião.

As células embrionárias diferenciam-se, formando tecidos, órgãos e sistemas que constituirão o corpo do indivíduo adulto.

Esquema representando os gametas (A e B) e o zigoto (C) de um organismo genérico.

Por: Wilson Teixeira Moutinho