RNA

O RNA pode ser encontrado como material genético de alguns vírus, porém sua principal função, na maioria dos seres vivos, é a transferência das informações do DNA, transmitindo-as ao citoplasma. Além disso, participa da constituição dos ribossomos.

Publicidade

Essa molécula é formada por uma única cadeia polinucleotídica. Os nucleotídeos do RNA são unidos entre si, e, assim como na molécula de DNA, ocorre uma ligação entre o grupo fosfato e a pentose, com a saída de uma molécula de água.

Como ele é formado por uma simples fita, não há complementaridade entre as bases nitrogenadas.

O RNA situa-se no núcleo das células eucarióticas, nas mitocôndrias e nos cloroplastos,
nos ribossomos e no hialoplasma, tanto das células eucarióticas quanto das procarióticas.

Tipos de RNA

Na maioria dos organismos, há três tipos de RNA nas células, descritos a seguir.

O RNA mensageiro (RNAm) é um único e longo filamento polinucleotídico, formado a partir do DNA. Ele tem a função de transferir as informações do DNA que serão utilizadas durante a síntese de proteínas. Cada três nucleotídeos do RNA mensageiro formam o que é denominado códon, responsável por importante função na síntese de proteínas.

RNA mensageiro.
Representação do RNA mensageiro. Note a ausência de timina, pois é uma base nitrogenada exclusiva do DNA.

O RNA transportador (ou de transferência – RNAt) é formado por um único filamento, que se dobra sobre si mesmo, assumindo o aspecto de folhas de trevo. A função do RNA transportador é carregar e transferir aminoácidos durante a síntese de proteínas que ocorre nos ribossomos. No RNAt, há bases que são complementares às bases presentes no RNAm. Essa trinca de bases complementares ao códon é denominada anticódon. Cada anticódon está relacionado a um tipo específico de aminoácido.

RNA transportador.
Representação do RNA transportador. Note que em uma das extremidades se encontra o anticódon e, na outra, o local onde se liga o aminoácido.

O RNA ribossômico (RNAr) é formado de regiões específicas do DNA e tem função estrutural, pois é parte da estrutura do ribossomo, uma organela composta de RNA ribossômico e proteínas.

Em células eucarióticas humanas, há o pré-RNA, caracterizado como a primeira transcrição do DNA. Esse RNA passa por um processamento de clivagem (corte) e rearranjo, dando origem ao RNA mensageiro, que irá associar-se ao ribossomo e participar da tradução gênica. Esse processamento do pré-RNA é chamado de splicing.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: