Histologia

Xilema e Floema

Os tecidos condutores do vegetais, o xilema e o floema, são os responsáveis pela distribuição de seiva orgânica ou elaborada e seiva inorgânica ou bruta pelo corpo da planta. Esses tecidos de condução também são considerados tecidos complexos, por serem formados por mais de um tipo de célula, ao contrário dos outros tecidos vegetais.

Xilema ou lenho

A seiva bruta, constituída por água e sais minerais, é conduzida pelo xilema ou lenho, das raízes até as folhas. O xilema é formado por elementos de vaso, traqueideos, fibras de esclerênquima e células de parênquima.

Os elementos de vaso e os traqueideos são as células condutoras, chamadas em conjunto de vasos lenhosos. São células mortas devido à impregnação de lignina, que se deposita nos vasos, dando-lhes aspectos diferentes quando observados ao microscópio. Podem formar vasos anelados, espiralados, reticulados, pontuados e escalariformes, de acordo com a deposição de lignina.

Nos vasos lenhosos, o conteúdo protoplasmático degenera-se por causa da impregnação de lignina, formando tubos ocos por onde passa a seiva bruta desde as raízes até as folhas.

Os vasos lenhosos são periodicamente colocados em desuso por obstrução, em virtude da invasão do interior dos vasos por células de parênquima, neste caso chamadas de tilas. O xilema funcional está localizado próximo à casca, formando o alburno, e o xilema em desuso constitui o cerne presente na região medular do vegetal.

Floema ou líber

A seiva elaborada, constituída de água e açúcares, é conduzida pelo floema ou líber, das folhas até as raízes. O floema, assim como o xilema, é formado por diferentes tipos de células como os elementos de tubo crivado, as células companheiras, as fibras de esclerênquima e as células de parênquima.

Os elementos de tubo crivado são as células que transportam a seiva elaborada. Essas células vivas são anucleadas e possuem vacúolos bem desenvolvidos e paredes celulares formadas apenas por impregnação de celulose. O metabolismo dos elementos de tubo crivado é controlado pelas células companheiras.

Aspecto geral dos vasos condutores de seiva. No xilema, as células condutoras são os elementos de vaso e os traqueideos. No floema, a célula condutora é o elemento de tubo crivado. Em ambos os tecidos, as fibras são importantes para a sustentação. Nota-se também, apenas no floema, a presença da célula companheira.

Diferenças

Na plantas traqueófitas, os tecidos condutores, ou vasos condutores, são responsáveis pela distribuição de água, sais minerais e nutrientes orgânicos por toda planta. Apesar da mesma função (distribuição de seiva), os tecidos condutores realizam suas tarefas de maneiras diferentes.

O xilema (lenho), tecido formado por células mortas, é responsável pela distribuição da seiva bruta (inorgânica), composta por água e sais minerais. A seiva bruta é absorvida através dos pelos absorventes da raiz e transportada de forma ascendente para caule e folhas.

O floema, formado por células vivas, é responsável pela distribuição da seiva elaborada (orgânica), composta de água e açúcares. A seiva elaborada é produzida nas folhas e transportada pelo floema no sentido descendente para caule e raiz.

Veja também: