Home Curiosidades > O que é Ciência

O que é Ciência

Pense e responda: O que é ciência? Quem faz ciência? Onde se faz ciência?

Publicidade

Se a imagem que lhe veio à cabeça foi a de um cientista muito sério, de óculos, com um avental branco e trancado dentro de um laboratório frio, a ideia que você faz de ciência está incompleta.

Em termos etimológicos, “ciência” (do latim scientia) significa exatamente “conhecimento”. Quando afirmamos “você precisa tomar ciência dos fatos”, estamos dizendo “você precisa conhecer os fatos”.

De acordo com o Dicionário de filosofia, de Jacqueline Russ, há diferenças entre o sentido antigo e o sentido moderno de ciência: para o primeiro, trata-se de um conhecimento racional que versa sobre a essência do real (por oposição à opinião), enquanto para o segundo são conhecimentos discursivos que estabelecem relações ou leis necessárias entre os fenômenos estudados e reúnem nas teorias essas relações ou leis (ex.: a física, a química etc.).

Publicidade

Ciência

Ao longo da história da humanidade, vários significados foram dados à palavra ciência. Para os filósofos da Antiguidade, ciência significava usar a razão e a observação para explicar a natureza e o homem. Os historiadores classificam essa forma de fazer ciência como racionalista.

A partir do século XX, a ciência é chamada de construtivista, ou seja, possui elementos racionalistas e empiristas.

Ciência, portanto, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, na observação e na experimentação. Dessa forma, teorias podem ser criadas, aperfeiçoadas, ou até abandonadas, para que a quantidade e a qualidade dos conhecimentos sejam ampliadas.

Assim, as teorias de todos os ramos do conhecimento – Matemática, Biologia, Lingüística, Arqueologia, Física etc. – podem e devem ser constantemente contestadas, examinadas, experimentadas, legitimadas ou substituídas.

A ciência é, então, o ato de refletir e de se relacionar com o mundo, e isso qualquer pessoa pode fazer.

Refletindo, experimentando e organizando, o homem constrói e transmite conhecimentos. A ciência desenvolvida nos laboratórios é apenas uma das maneiras de se “fazer ciência”.

Para construir conhecimentos, é necessário pesquisar, refletir, observar, experimentar e validar ou refutar as teorias.

História em quadrinhos sobre ciência

A tirinha mostra uma conversa que parece absurda, justamente por não ter fundamentos científicos.

Os personagens apenas observam e concluem com uma teoria, mas sem nenhuma base científica, faltou pesquisar. Dessa forma a teoria é apenas um “achismo”.

Por: Renan Bardine

Veja também: