Home Doenças > Doenças Psicossomáticas

Doenças Psicossomáticas

 A dor que tem princípio na mente, seja ela física ou não, é considerada psicossomática.

Publicidade

As dores psicológicas ou aquelas em que os médicos não encontram solução (depois de realizado muitos exames e nada de fato ser comprovado, chega-se a conclusão de que pode ser psicológico).

O fato de uma dor ser psicológica não quer dizer que ela não exista, por isso é preciso saber respeitar alguns limites. Pelo contrário, a dor existe sim e pode ser bastante incômoda para quem sente, justamente por não conseguir encontrar uma solução para aquilo.

As doenças psicossomáticas envolvem muito mais gente do que apenas um médico e seu paciente. É necessário um conjunto de pessoas (psicólogos, psicoterapeutas e psicanalistas), para que juntos consigam amenizar o sofrimento do paciente.

É bastante difícil a identificação de uma doença psicossomática pois até que o médico chegue a essa conclusão é necessário que todos os exames já tenham sido feitos e alguma resposta tenha sido encontrada.

A mente está em destaque nas doenças psicossomáticas

Podem afetar todo o corpo, desde uma simples dor na barriga até hipertensão, hipercardia, etc.

O principal passo para começar a lidar com este tipo de doença é, antes de mais nada, entender que ela não começa no corpo, mas sim na mente. Ou seja, a primeira coisa a ser tratada é a mente do paciente, pois devido a doença ter origem psicológica dificilmente conseguirá ser tratado por medicamentos.

Muitas vezes as pessoas sentem dores inexplicáveis, aparentemente sem lógica, mas a verdade é que o seu subconsciente é quem está tentando lhe mostrar que algo está errado.

Ansiedade, estresse, nervoso, são sentimentos que podem facilmente desencadear dores pelo corpo “sem explicação”. Ou seja, você pode sentir uma dor no estômago e nem se dar conta de que ela é devido ao seu estresse do dia a dia.

Vale lembrar que, apesar dessas dores serem “aparentemente” psicológicas, elas realmente afetam o corpo. Então ainda que o paciente esteja tratando do psicológico é necessário também tratar o corpo.

As doenças psicossomáticas são um exemplo de que “o corpo é reflexo da mente”. Para ter um corpo saudável é preciso também controlar o lado psicológico. 

O acúmulo de informações negativas no corpo pode gerar vários problemas decorrentes disso e que podem prejudicar e muito o corpo do ser humano.

A depressão por exemplo é uma doença psicossomática, pois tem origem psicológica e por mais que seja tratada com medicamentos ela não tem, de fato, uma cura. Pois o que causa a depressão é a memória daquilo que ela viveu e não há medicamentos que curem a memória, a pessoa chora e se isola do mundo como uma forma de se defender do mundo, mas ela não consegue apagar de dentro dela o que aconteceu. Porém, a depressão pode levar a óbito, ou seja, o corpo padece pois a mente já não ‘funciona’ mais.

Publicidade

Cuidar da mente é extremamente importante para o corpo. Procurar manter uma mente tranquila e o nível de estresse controlado pode fazer com que você evite doenças.

Fonte:

http://www.marisapsicologa.com.br/doencas-psicossomaticas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_psicossom%C3%A1tica
http://elidioalmeida.com/2011/01/doenca-psicossomatica-o-que-e-isso/

Por: Gislaine Monteiro Vasconcelos

Veja também: