Home Física > Mecânica > Pressão

Pressão

Pressão é a força aplicada numa superfície por unidade de área. Muitas pessoas confundem os conceitos de força e de pressão. Costuma-se falar, erradamente, que pressão é a força aplicada numa superfície. Devemos lembrar que força é o fruto da interação entre dois corpos, ou seja, é o resultado da troca de efeitos entre dois corpos.

Publicidade

Vamos considerar uma chapa de área A e uma força de intensidade F aplicada perpendicularmente a essa chapa.

Pressão exercida perpendicularmente em uma superfície.

A pressão exercida na superfície é dada por:

Fórmula da pressão

Se a força aplicada não for perpendicular à superfície, então essa força deverá ser decomposta. Adota-se a sua componente perpendicular à superfície.

Pressão exercida não perpendicularmente em uma superfície.

Cálculo da pressão.

São muitas as unidades da pressão. As mais comuns são:

N/m2 = Pa (Pascal), atm (atmosfera), mmHg (milímetros de mercúrio), cmHg (centímetros de mercúrio) e mca (metros de coluna de água).

A relação entre essas unidades é:

1 atm = 760 mmHg = 76 cmHg = 1,013 · 105 Pa
1 atm= 10,3 mca.

Publicidade

Pressões do cotidiano

A pressão faz parte do nosso cotidiano. Veja os exemplos abaixo.

1) Quando você nota que está difícil cortar um alimento, o procedimento é o de afiar a faca. Ao afiar a faca, estamos diminuindo a área de corte dela e, com isso, para uma mesma força, a pressão aumenta.

2) Ao comprimirmos o polegar contra nosso braço, nada sentimos; porém, aplicando uma força de mesma intensidade ao comprimirmos uma agulha contra o braço, esta perfurará o tecido da pele. Quanto menor a área, maior a pressão.

3) Um casal de namorados caminha em um terreno com grama. Ele calça sapatos; ela calça sapatos de salto alto. Será que isso vai dar certo? Não! Ele não terá dificuldades para caminhar, mas o salto dos sapatos da garota vai afundar no solo, pois uma pequena área exerce pressão maior.

Pressão dos gases

Os gases contidos em um recipiente trocam pressão com as paredes desse recipiente, devido às forças de colisão de suas moléculas com as paredes. A razão entre a força média de colisão e a área das paredes determina a pressão.

A pressão atmosférica ocorre devido às colisões das moléculas do ar com as superfícies dos corpos. No nível do mar, a pressão atmosférica é de 1 atm, ou seja, de 1,013 · 105 N/m2.

Veja também: