Home Geografia > Mapa Topográfico

Mapa Topográfico

 Os mapas topográficos são aqueles que permitem a interpretação detalhada do relevo de uma região.

Publicidade

Em um mapa topográfico, as informações devem ser precisas, permitindo conhecer, além da localização exata de áreas urbanas e agrícolas, de matas nativas, de vias de transporte, de mananciais de água e de áreas de atuação humana, as cotas altimétricas que representam seu relevo.

Esse tipo de mapa apresenta dois elementos:

  • curva de nível — linha que une pontos de mesma altitude na superfície;
  • hidrografia — rede de rios presente na região.

Observe o mapa topográfico a seguir e o perfil de relevo construído a partir dele. A interpretação do perfil permite identificar as atividades humanas mais indicadas para cada tipo de relevo.

Mapa topográfico e seu perfil de relevo

Área A — caracteriza-se pelo menor espaçamento entre as curvas de nível, aspecto que indica relevo íngreme, montanhoso e com grande inclinação (alta declividade). Em decorrência da elevada inclinação do terreno, a água e os rios escoam na superfície com maior velocidade, causando maior erosão e esculpindo vales mais profundos. Como o relevo é montanhoso, não é adequado para a construção de moradias e agricultura mecanizada. Indica-se a conservação das florestas, o reflorestamento e a agricultura em terraceamento, ou seja, conforme as curvas de nível, para conter a erosão.

Área B — caracteriza-se pelo maior espaçamento entre as curvas de nível, aspecto que indica relevo aplainado e com pouca inclinação (baixa declividade), o que faz com que os rios escoem lentamente, provocando menor erosão. A área apresenta boas condições para a construção de habitações, além de ser adequada para a agricultura mecanizada.

Construção de um mapa de relevo (topográfico)

Mapa topográfico.

Por: Renan Bardine

Veja também: