Países

Malásia

O país é formado por duas grandes porções: a Malásia peninsular, continental, no sul da península da Malásia, e outra, insular, com unidades federadas de Sarawak e Sabah, situadas ao norte da ilha de Bornéu (Kalimatan). Na parte peninsular se concentra a maioria da população composta por malaios, chineses e indianos. O islamismo é a religião do Estado e dos malaios (53%).

Uma densa floresta tropical cobre cerca de 70% da área continental, cujos recursos são extensivamente explorados por empresas nacionais e japonesas. O governo é pressionado por ambientalistas a restringir o corte de madeira.

A Malásia é o principal exportador mundial de madeiras tropicais, com demanda crescente nos países industrializados, principalmente o Japão.

Na base da economia estão, também, a borracha, o petróleo, o gás natural e o estanho, cujas principais jazidas se encontram nos Estados de Peraque e Selange, na costa oeste.

Na década de 1990, a Malásia tornou-se um “novo tigre asiático”, a economia se modernizou, apresentando um rápido crescimento das indústrias de alto nível técnico, com destaque para os componentes eletrônicos.
No final da década de 1990, a economia da Malásia foi abalada pela crise financeira do Sudeste Asiático. Em 2001, o governo lançou um pacote de medidas para estimular o crescimento da economia, ameaçada pela desaceleração dos EUA, maior mercado para as exportações malaias.

Mapa Malásia

Veja também: