Home Geografia > Recursos Naturais

Recursos Naturais

Recursos naturais são aqueles produzidos pela natureza e que podem ser úteis ao ser humano. Os recursos podem ser renováveis, potencialmente renováveis e não renováveis.

Publicidade

Os recursos naturais são componentes do ambiente que possuem alguma utilidade para o ser humano, independentemente de serem elementos vivos (bióticos) ou não vivos (abióticos). Esses recursos, mesmo que ainda não tenham sido usados, serão úteis em algum trabalho que objetive a sobrevivência, o conforto ou o desenvolvimento das sociedades.

Todas as formas de sociedade, com diferentes graus de desenvolvimento tecnológico, utilizam-se de recursos naturais. A alimentação, com grãos, carnes e vegetais, por exemplo, depende do uso de recursos naturais disponíveis. Outro exemplo é a água, que pode ser usada para beber ou para gerar energia elétrica em usinas hidrelétricas. Esses dois exemplos envolvendo a água mostram formas diferentes de usar um mesmo recurso natural.

Não é todo recurso natural que pode ser aproveitado no estado em que é extraído do ambiente. Há diversos recursos naturais que necessitam ser transformados pelo trabalho humano para serem utilizados. Um exemplo interessante é o plástico, que não é encontrado na natureza. Esse material é produzido do petróleo por meio de processos industriais. O plástico, portanto, é obtido da transformação e do tratamento do petróleo.

Recursos naturais.

Tipos de recursos naturais

Os recursos naturais podem ser renováveis, como a luz solar, potencialmente renováveis, como a água, o solo e as plantas, ou não renováveis, como o petróleo. Essa classificação é feita de acordo com a capacidade de reposição do recurso natural, isto é, segundo o tempo que leva para se recompor na natureza na mesma quantidade em que ele foi utilizado.

Publicidade

A água é um exemplo diferente por ser um recurso natural estável, isto é, sua quantidade total no planeta praticamente não varia. Por isso, a água disponível para uso humano é um recurso natural potencialmente renovável. Entretanto, para uma sociedade localizada em uma determinada região, a quantidade de água disponível pode variar por influência de diversos fatores, tais como clima, desmatamento, assoreamento dos rios, remoção de matas ciliares etc.

  • RECURSOS POTENCIALMENTE RENOVÁVEIS: recursos naturais que têm sua capacidade de renovação limitada e que podem acabar pelo uso excessivo e não sustentável – água própria para o consumo, solo, árvores etc.
  • RECURSOS RENOVÁVEIS: recursos naturais que podem ser usados infinitamente e que devem ser explorados de forma sustentável – a energia do sol, do vento, das ondas etc.
  • RECURSOS NÃO RENOVÁVEIS: aqueles que não se renovam na velocidade e na quantidade em que são usados, podendo acabar – carvão mineral, petróleo, gás natural, metais, pedras preciosas etc.

Os recursos naturais podem ainda ser classificados em energéticos ou não energéticos, segundo a capacidade que têm de serem usados na geração de energia, como a água empregada nas usinas hidrelétricas, ou o vento, cuja energia é capturada por usinas eólicas. Em ambos os casos, há produção de energia elétrica.

Tipo de recurso natural
Nas usinas eólicas, a energia dos ventos é convertida em energia elétrica.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: