Biomédico

Biomédicos são profissionais que lidam com as doenças biológicas. Eles procuram saber o que causam essas doenças, como elas progridem no corpo humano e como podemos cura-las. Os biomédicos podem ser pesquisadores, e muitos fazem experiências com microrganismos que causam as enfermidades e os combate criando remédios, vacinas, e exames para identifica-los no corpo humano.

Publicidade

O biomédico não trabalha somente em pesquisa, mas também na análise dos pacientes, alimentos e outros para verificar contaminação, descobrir como e onde as pessoas estão se infectando com os microrganismos e como combatê-los antes que eles infectem as pessoas, ou seja, com a prevenção das doenças. Essa profissão também lida com os vários tipos de exames de diagnóstico que fazemos durante nossa vida, desde as doenças mais comuns e simples até as mais graves e raras.

Um bom biomédico precisa ter boa memória, pois lida com muitos tipos de microrganismos; alta capacidade de análise, pois trabalha com a análise das informações colhidas nos exames; atenção aos detalhes, para poder fazer um bom diagnóstico e perseverança não só para os estudos, como também para ser um pesquisador de sucesso. É preciso gostar de estudar, pesquisar e ter curiosidade para fazer descobertas. Também é preciso trabalhar em equipe, pois o biomédico quase sempre trabalha com equipes de outros profissionais como biólogos, médios, bioquímicos, farmacêuticos e outros.

Biomédico

Publicidade

Mercado

O biomédico pode atuar em várias áreas: pesquisa, análise de laboratórios, criminalística, citologia, reprodução humana, análise de alimentos, biotecnologias e hospitais.

Opções de Trabalho

Hospitais, órgãos públicos de saúde, laboratórios especializados nas áreas citadas anteriormente, indústrias de biotecnologia, alimento e farmacêutica e centros de pesquisas. A maioria das vagas encontradas para trabalho são em laboratórios de análises clínicas, diagnósticos, lecionando ou fazendo pesquisa.

Nos laboratórios, os biomédicos podem controlar todo o laboratório de análises clínicas, determinando como deve ser feita a coleta de material, seu processamento, estocagem, análise, enfim, desde a coleta do paciente até a entrega do resultado. O biomédico pode também pesquisar os microrganismos, isolando vírus, bactérias e outros, determinando o que favorece seu crescimento, proliferação e os sintomas que causam no paciente. Podem fazer várias experimentações clínicas com vacinas e remédios e determinar como esses remédios devem ser usados, dentre outras atividades importantes para toda a comunidade de saúde.

Remuneração

O salário inicial é de R$ 1.500.

Formação

Os biomédicos devem ter diploma em curso superior de ciências biomédicas ou ciências biológicas modalidade médica. Esses cursos duram, em média, de 4 a 10 semestres.

As melhores faculdades de Ciências Biomédicas do Brasil são: UFTM (Uberaba), UFU (Uberlândia), UFPA (Belém), UFRN (Natal), UFRGS (Porto Alegre) e Unesp (Botucatu)