Guia de Profissões

Cooperativista

Este profissional atua como um administrador totalmente especializado na gestão das cooperativas dos trabalhadores e produtores de mercado. Seu grande desafio é tornar as cooperativas aptas e relevantes para concorrer páreo as empresas tradicionais.

As cooperativas são um grande fator de desenvolvimento sustentável, e auxiliam a melhorar o perfil socioeconômico de todos os trabalhadores, oferecendo a partir disto os bens e serviços mais acessíveis possíveis a população, as cooperativas deverão receber os incentivos dos governos, agências de cunho multilateral de desenvolvimento, como também o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento.

São diversas as cooperativas em praticamente todos os setores de economia, entre elas podemos citar as cooperativas agrícolas, principalmente que atuam nas regiões sul e centro oeste do país, já na área de saúde, como as de médicos, cooperativas de créditos, entre outras situações.

Cooperativista

Os profissionais cooperativistas podem exercer a partir destas associações uma função de administrador, seu perfil profissional deverá, porém, incluir uma maior versatilidade do que o do administrador de empresas tradicional, já que de forma geral não conta com uma grande estrutura para executar o seu trabalho. É este profissional que deverá estar preparado para enfrentar os desafios, além de identificar problemas de várias classes profissionais.

Mercado.

Para estes profissionais o mercado de trabalho está cada vez mais em alta, e diariamente surgem novas cooperativas no Brasil principalmente em grupos profissionais determinados, e até mesmo sistemas multiprofissionais. Existe uma carência nesta área de pessoas especializadas na sua administração.

Algumas regiões menos desenvolvidas possuem um grande potencial para o cooperativismo, pois este tipo de empreendimento acaba disponibilizando uma total capacitação e tecnologias de menores custos.

Opções de trabalho.

Entre as opções de trabalho, podemos citar a administração de cooperativas de trabalhos urbanos, bem como multiprofissionais ou de produção rural.

Além disto o profissional poderá atuar em vários setores, como por exemplo de associações de crédito, bem como associações habitacionais ou coordenar treinamentos realizados em cooperativas.

Remuneração.

Quanto a remuneração média mensal podemos citar em torno de R$ 1.800 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Formação.

Com relação a formação, o curso conta com a duração de cinco semestres para tecnólogo, e entre 8 a 10 semestres para o profissional bacharel.

O curso em instituições de ensino superior é chamado de Tecnologia em Cooperativismo, e pode ser realizado em algumas instituições como por exemplo UFRN-Natal/RN; UFSM-Santa Maria/RS; Bacharelado em Administração de Cooperativas: UFV-Viçosa/MG; Ufla-Lavras/MG; UCDB-Campo Grande/MT, entre outras instituições.