Home Guia de Profissões > Dentista (Odontologia)

Dentista (Odontologia)

O profissional bacharel Dentista se dedica ao estudo, bem como aos tratamentos dos dentes, da boca, e dos ossos da face. É ele quem cuida da saúde e estética bucal, restaura, limpa e extrai dentes, trata doenças de gengiva, entre outras coisas.

Publicidade

Este profissional geralmente ingressa na profissão a partir do serviço público, e quando inicia na área, divide espaços de atendimento devido aos altos custos de instalações e de equipamentos para executar o trabalho. Para que se exerça a profissão, é obrigatório obter o registro a partir do Conselho Regional de Odontologia.

Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?

Aqui no Brasil há profissionais cirurgiões dentista para cada 769 habitantes, o que torna o Brasil um país com uma das melhores médias do mundo neste sentido. Em contrapartida os profissionais são mal distribuídos no território, para se ter ideia, somente na região Sudeste há mais de 60% de dentistas.

As opções de trabalho podem estar voltadas aos setores públicos, que mais empregam dentistas no Brasil. Além de tudo isto, a opção possa ser o setor público, bem como o maior empregador de cirurgiões dentistas do Brasil. Este profissional poderá trabalhar também no setor público em programas como o Saúde da Família, Brasil Sorridente, e nas unidades básicas de saúde do Sus. Para atuar como autônomo, o profissional precisa atuar em áreas de implantes, dentística restauradora, endodontia e a odontopediatria também.

Dentista

Sobre o curso de odontologia

Na formação básica do profissional, a graduação inclui as disciplinas de áreas de ciências biológicas e saúde. As matérias do curso profissionalizante envolvem a radiologia, materiais dentários, periodontia, cirurgia e traumatologia, próteses, e muitas outras matérias.

A partir do terceiro ano de faculdade já se passa a atender aos pacientes na clínica da instituição. É obrigatório que o profissional apresente um trabalho de conclusão de curso. A duração do curso é de cinco anos.

Assim que habilitado o profissional poderá atuar em clínica geral, dentística restauradora, implantodontia, odontogeriatria, odontologia para pacientes especiais, odontologia do trabalho, patologia bucal, entre outras áreas.