Guia de Profissões

Engenheiro Florestal

Definir formas de proteger o meio ambiente para assegurar o desenvolvimento sustentável é um dos desafios desse profissional.

O trabalho do engenheiro florestal envolve proteger as espécies, prevenir incêndios, pragas e doenças e planejar a exploração racional das matas. Essas tarefas são por vezes exaustivas. Replantar uma floresta, por exemplo, pode levar meses e até anos. O primeiro passo é fazer a identificação das espécies danificadas. Em seguida, é preciso realizar pesquisas genéticas para originar plantas mais resistentes e produtivas. Decidir sobre o terreno, o tipo de adubo a ser empregado e o plantio mais adequado é a etapa seguinte. Por último, é preciso acompanhar o desenvolvimento de cada árvore.

Outra atribuição desse engenheiro das matas é a classificação das diversas espécies de árvores e a busca de tecnologias que possam melhorar o aproveitamento da madeira pelas indústrias.

Na maior parte das vezes, o profissional realiza atividades de campo, ou seja, está em contato com a terra em áreas de preservação de hábitats naturais, em espaços degradados em fase de recuperação ou em fazendas de reflorestamento, onde se plantam árvores para fins industriais.

Além de aulas de Biologia, Botânica, Tecnologia da Madeira, Administração, Economia e Estatística, os estudantes de Engenharia Florestal também têm matérias sobre normas técnicas e legislação ambiental, bem como sobre procedimentos para controle da poluição e otimização dos recursos ambientais na indústria. Isso indica a preocupação das instituições de ensino em adaptar seus cursos às novas realidades da área ambiental.

A disseminação da consciência ecológica e a proliferação dos movimentos de defesa do meio ambiente revitalizaram esta atividade, fazendo do engenheiro florestal um profissional valorizado no mercado. Engenheiro florestal

Mercado

Em alta na área de preservação ambiental. A conscientização ecológica que se generaliza em todo o mundo faz com que alguns países só importem madeira que traga o Selo Verde, certificação internacional de não-agressão ao meio ambiente. A consultoria também é uma área promissora, já que as empresas e indústrias precisam se adequar ao modelo de desenvolvimento sustentável.

Opções de trabalho

• Realizar pesquisas florestais e industriais.
• Trabalhar no setor público com controle ambiental e administração de parques e reservas.
• Dar consultoria a empresas privadas.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.100,00.

Formação

10 semestres.

Bacharelado em Engenharia Florestal: UA-Manaus/AM; UnB-Brasília/DF; Unifenas-Alfenas/MG; Ufla-Lavras/MG; UFV-Viçosa/MG; UFMT-Cuiabá/MT; Faculdade de Ciências Agrárias do Pará-Belém/PA; UFPB-Patos/PB; UFRPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRRJ-Seropédica/RJ; UFSM-Santa Maria/RS; Furb-Blumenau/SC; UnC-Canoinhas/SC; Unesp-Botucatu/SP; Esalq-USP-Piracicaba/SP; Ufra-Belém/PA.