Home Guia de Profissões > Engenheiro Hidráulico

Engenheiro Hidráulico

Obras de navegação fluvial e projetos de despoluição de rios e mares são algumas das atividades realizadas por esse profissional.

Publicidade

A Engenharia Hidráulica é um ramo da Engenharia Civil cuja principal atribuição é o planejamento e execução de obras ligadas aos diversos usos dos recursos hídricos, atendendo às necessidades básicas da população e possibilitando melhorias na saúde pública e também nas atividades econômicas.

São diversas as áreas em que está presente o engenheiro hidráulico. Os sistemas fluviais de navegação demandam obras como diques e comportas, além do estudo de cursos d’água e planejamento de rotas. No setor de saneamento, executa obras de abastecimento e tratamento de água, sistemas de esgoto etc. Nesta área, os órgãos estatais são os principais empregadores do engenheiro hidráulico, assim como no setor de hidrelétricas. Na construção civil, ele planeja o sistema de abastecimento de água e o de esgoto dos prédios, determinando os materiais mais adequados, como encanamentos e tubulações.

Na área de navegação fluvial, o Brasil subaproveita seus recursos, que são promissores em função do tamanho de suas bacias hidrográficas. Os governos começaram recentemente a incrementar essas vias de transporte.

A recuperação de rios e trechos do oceano contaminados pela poluição também é uma importante perspectiva de trabalho para o engenheiro hidráulico. Porém, falta ainda vontade política aos governos para fazer os investimentos necessários nesses projetos. Engenheiro hidráulico

Mercado

Estável. É uma área que exige grandes investimentos. As novas leis ambientais brasileiras e as pressões da população e da comunidade internacional para a adoção das chamadas tecnologias limpas nos processos industriais podem levar os setores público e privado a investirem nessa área e, conseqüentemente, contratarem mais engenheiros hidráulicos.

Opções de trabalho

Atuar em empresas públicas ou privadas, na área de manutenção de obras hidráulicas, construção civil, hidrelétricas ou navegação fluvial.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.400,00.

Formação

10 semestres.

Bacharelado em Engenharia Hidráulica: UFBA-Salvador/BA; USP-São Paulo/SP; Unifei-Itajubá/MG; em Engenharia Civil: UFBA-Salvador/BA; Ufes-Vitória/ES; UFPE-Recife/PE; PUC-Rio de Janeiro/RJ; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unesp-Bauru/SP; Unicamp-Campinas/SP; Unesp-Ilha Solteira/SP; FEI-São Bernardo do Campo/SP; UFSCar-São Carlos/SP; Unip-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP.