Home Guia de Profissões > Fisioterapeuta

Fisioterapeuta

O profissional na área de fisioterapia atua na prevenção das doenças e lesões, empregando diversos tipos de técnicas como massagens e ginásticas. Este é um profissional que realiza os diagnósticos, trata e ainda ameniza problemas gerados por má formação, acidentes, ou ainda vícios de postura no dia a dia.

Publicidade

Todas as massagens e a ginástica tem a finalidade de restaurar, bem como desenvolver e ainda manter todas as capacidades de cunho físico e funcional para os pacientes. As profissionais realizam o tratamento à base de água, frio, calor e aparelhos.

Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?

Para estes profissionais, o mercado de trabalho está nos grandes centros urbanos, e os recém-formados poderão encontrar talvez dificuldades para áreas tradicionais, existem porém muitas especialidades interessantes e promissoras, entre elas a oncologia, a dermatofuncional, a desportiva, a saúde da família e dos trabalhadores, entre outras áreas.

A área de fisioterapia hospitalar continua demandando os profissionais bem como as APAEs, além de secretarias de saúde. A região sudeste concentra os maiores números de vagas e os melhores salários mensais. Em contrapartida é mais difícil conseguir trabalho nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Publicidade

Fisioterapeuta

Entre as melhores instituições de ensino podemos citar:

MG Belo Horizonte UFMG. Juiz De Fora UFJF. PE Recife UFPE. SP Ribeirão Preto USP. Santos Unifesp. São Carlos Ufscar. São Paulo USP.

Saiba um pouco mais sobre o curso

As áreas de ciências biológicas e da saúde fazem parte da base de currículo destes profissionais, são aulas de biologia, anatomia, fisiologia, patologia, recursos terapêuticos e manuais, ortopedia e traumatologia, entre outras matérias diversas.

Já no segundo ano de ensino, há um aumento de carga horária das aulas práticas, onde acaba se aprendendo técnicas de tratamento, como a massoterapia e terapias de aplicação de calor e frio. Os estágios são obrigatórios no último ano de curso e geralmente é feito em clínicas da própria instituição.

A duração média do curso é de quatro anos.

O profissional tem uma remuneração que fica a partir de R$ 3500 mensais, mas que pode chegar a valores bastante altos dependendo de sua carreira profissional e sua experiência de mercado.