Home Guia de Profissões > Fonoaudiólogo

Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é um profissional que está muito próximo de outras profissões da área da saúde, mas muitas pessoas fazem tratamentos ou realizam consultas sem estar doente. A principal responsabilidade deste profissional é cuidar dos mais variados tipos de distúrbios que podem acabar acontecendo na fala e na voz.

Publicidade

Este profissional acaba se habilitando para trabalhar tanto com adultos quanto também com crianças, mas na grande maioria dos casos existe os profissionais acabam escolhendo um destes públicos para se especializar, através dos mais variados tipos de cursos disponíveis.

Dentre os problemas que são tratados por este profissional estão as gagueiras as alterações da fala, da leitura e também da escrita. São problemas que podem não ser considerados doenças, mas que acabam tendo um impacto realmente muito negativo na vida das pessoas, tanto quando elas ainda são crianças quanto depois que se transformam em adultos.

Existe uma grande quantidade destes profissionais que acabam trabalhando com as crianças, que costumam apresentar problemas na fala com mais ocorrência do que os adultos. Em determinados casos, estes problemas acabam sendo percebidos desde os primeiros anos de vida, mas também existem problemas que acontecem em virtude de outros acontecimentos na vida dos pacientes, como quando acontece algum tipo de acidente que acaba alterando estas características dos pacientes.

Publicidade

Fonoaudiólogo

Os fonoaudiólogos também trabalham com as pessoas que desejam melhorar a sua capacidade de fala, resolvendo questões que podem dificultar a vida de quem está tentando entender o que essa pessoa está falando. Cantores e outros profissionais que dependem da voz costumam realizar os mais variados tratamentos com estes profissionais.

Opções de trabalho e mercado

Existem muitos profissionais formados em fonoaudiologia, e isso faz com que exista uma certa dificuldade para conseguir uma vaga de emprego. Este é um cenário que acaba sendo muito comum especialmente quando nas grandes cidades brasileiras.

Os profissionais desta área podem, antes de mais nada, trabalhar dentro de hospitais e também as clínicas, o que pode proporcionar um trabalho multidisciplinar, com outros profissionais, para o tratamento e para a solução dos mais variados problemas.

Mas existem outros mercados importantes, como é o caso das empresas privadas, que podem oferecer o tratamento para os seus funcionários. Estes profissionais também podem trabalhar dando consultorias e ensinando técnicas de voz.

Remuneração

Os vencimentos médios iniciais de um fonoaudiólogo variam muito de região para região, mas, em média, o salário gira em torno dos R$ 1,1 mil.

Formação

O curso de fonoaudiologia tem duração média de semestres.