Home Guia de Profissões > Gestor Financeiro

Gestor Financeiro

O gestor financeiro é aquele que administra as finanças de uma empresa/organização, além de todo o recurso humano e não-humano da área financeira dessa empresa. Muito importante para as tomadas de decisões da diretoria, o gestor financeiro também tem, como responsabilidade, levar aos diretores relatórios e previsões para que a situação financeira seja levada em conta nas estratégias da empresa.

Publicidade

Faz parte das tarefas do gestor financeiro a administração de todo o recurso financeiro da empresa. O gestor financeiro precisa captar, organizar, aplicar esses recursos. Também controla o estoque e acompanha fluxos de caixa e faturamento. Seu objetivo é otimizar o lucro da empresa para que ela invista em si própria com mais organização. Esse profissional também analisa o mercado para tentar prever como melhor aplicar as finanças, se será preciso economizar ou investir mais, etc.

Gestor financeiro

Mercado de Trabalho

O gestor financeiro tem uma ampla gama de oportunidades no mercado de trabalho porque toda empresa precisa, de uma forma ou de outra, de um bom gestor financeiro para maximizar o lucro da empresa.

Essa é uma profissão importante para qualquer empresa que queira ter controle de suas operações financeiras e ter previsões mais precisas sobre o mercado financeiro e suas aplicações. A boa administração financeira garante que o dinheiro que circula na empresa seja bem aplicado para seu melhor funcionamento.

Opções de Trabalho

O gestor financeiro pode trabalhar em agências financeiras, empresas públicas e privadas ou como consultor financeiro para várias instituições. Um bom gestor financeiro tem a capacidade de selecionar estratégias de ações para grandes empresas, aplicar conceitos de empreendedorismo e boa gestão em empresas. Como consultor, o gestor financeiro pode auxiliar em empresas que estejam em plena crise, como perto de abrir falência, perto de tomadas de decisões muito importante como abrir para o mercado de ações, vender, abrir uma filial, etc.

O gestor financeiro também pode avaliar os produtos e serviços oferecidos por agências financeiras, desenvolver planejamento do orçamento da empresa, estudar investimentos e sua viabilidade e risco. Ele pode ter várias funções como gerente de finanças, gerente de contas, consultor em finanças, analista de investimentos, analista de crédito e risco e outros.

Remuneração

Salário inicial médio no Brasil é de R$ 1.850

Formação

Curso técnico superior com duração média de quatro semestres.

Melhores instituições: PUC-MG (Belo Horizonte), Fatec (Pampulha e Ipatinga), UGF (Rio de Janeiro), Faesp (São Paulo), SENAC/RS (Porto Alegre), Fatesc (Florianópolis), IFAL (Maceió), FATEC (Fortaleza).