Historiador

O profissional que possui formação no curso de história acaba se tornando um historiador. E a principal finalidade deste profissional é buscar o conhecimento dos acontecimentos históricos, ajudando a humanidade a compreender os acontecimentos do presente e ajudando a projetar o futuro.

Publicidade

Portanto, o principal objeto de estudo dos historiadores é justamente tudo aquilo que já passou. A partir dos acontecimentos, os historiadores podem analisar os fatos e também as informações sob diferentes ângulos, o que também acaba sendo fundamental para a humanidade como um todo.

Os historiadores podem analisar os fatos do ponto de vista social, econômico, técnico, político, cultural, dentre uma série de outros enfoques que podem sempre serem utilizados para a análise da história, seja ela de uma determinada pessoa, de uma determinada região ou do mundo como um todo.

Existem alguns pré-requisitos importantes para os profissionais que desejam trabalhar como historiadores. Assim como outras profissões, como os jornalistas, eles precisam ser curiosos. Além disso, os historiadores também precisam ter uma boa dose de concentração, capacidade de raciocínio e também habilidade de memorização e de relacionar os mais variados dados, sempre em busca de um contexto.

Historiador

Publicidade

Por mais que os historiadores estejam sempre presos ao passado, isso não significa que suas atividades não sejam impactadas pelas novidades de tecnologia que surgiram nos dias de hoje. Diversas novidades acabaram mudando completamente a forma que os historiadores pesquisam e encontram dados, facilitando especialmente o cruzamento de dados.

Opções de trabalho e mercado

O mercado para o profissional que se forma em história pode ser considerado estável. Existe uma carreira tradicional, seguida pela grande maioria das pessoas que se formam em história, que é o magistério. Ser professor de história pode ser um problema para quem busca oportunidades de trabalho, já que o mercado se encontra saturado.

Por outro lado, existem uma série de outras atividades que podem ser exercidas pelos profissionais que se formam no curso de história. Centros de pesquisa e documentação, arquivos e museus, por exemplo, são locais que costumam contratar historiadores, especialmente para a organização dos seus projetos e dos seus acervos. Além disso, também existem muitas empresas que contratam historiadores para desenvolver projetos e pesquisas internas.

Remuneração

Os vencimentos que são oferecidos para os historiadores no seu começo de carreira ficam em torno dos R$ 1,4 mil.

Formação

Tanto o curso de bacharelado em história quanto o curso de licenciatura em história possuem duração média de 4 anos.