Músico

O músico é o profissional graduado para compor, bem como para reger e interpretar as obras eruditas e populares, empregando instrumentos diversos e acústicos ou ainda eletrônicos. Este profissional poderá atuar ainda como compositor, na criação de peças e anotar as mesmas em partituras para que elas sejam executadas posteriormente por instrumentistas, por orquestras ou ainda por cantores.

Publicidade

Independente da área de atuação, é fundamental que o profissional possa dominar os programas de computação que controlam assim os registros e a edição dos arranjos de música nos equipamentos digitais, tanto de gravação como de reprodução.

Sobre o curso de músico

Os cursos de bacharelado em música com habilitação na área de ciências musicais, oferecem a formação para pesquisa. Entre diversas áreas de estudos estão a história da música, bem como a estética musical e a etnomusicologia. Os profissionais habilitados poderão trabalhar nos acervos, bem como em crítica e divulgação musical, na gestão de patrimônios musicais e também de políticas culturais, o que se bem empregado poderá fazer toda a diferença.

Músico

Mercado de trabalho do profissional

O profissional habilitado em música deve contar com uma rotina de trabalho bastante intensa, os músicos brasileiros em especial acumulam muitas funções e mais de 70% deles se responsabilizam por gerenciar o seu trabalho artístico.

Os músicos após a sua habilitação podem atuar como produtor musical ou mesmo montar um estúdio de gravação. Quando licenciado, é possível se contar com um mercado estável por conta da lei que acaba tornando obrigatório o ensino de música nas escolas de educação básica. Seu campo de atuação cada vez se expande mais, ele ainda atua na área de pesquisa das universidades, em conservatórios e escolas de música livres.

Na região Sudeste, temos as melhores vagas em áreas como orquestras, grupos de instrumentos, e afins. Os licenciados são procurados em todo o país para trabalhar, e muitos são solicitados de um estado para o outro.

As melhores instituições são:

  • UFG – Universidade Federal de Goiânia.
  • UFPB – Federal de Pernambuco.
  • UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre outras instituições.

No curso a maioria das escolas exige do candidato uma vivência musical, e para quem pretende ingressar neste curso este é um interessante diferencial. Sua duração é média de 4 anos.