Home Guia de Profissões > Psicanalista

Psicanalista

Os consultórios desses profissionais são locais calmos e reservados, onde o paciente aprende a lidar melhor consigo mesmo e com os outros.

Publicidade

Criada no final do século XIX pelo médico austríaco Sigmund Freud, a Psicanálise se tornou uma das teorias mais influentes do século XX. Hoje, o jargão desta ciência incorporou-se ao cotidiano de quase todas as camadas sociais. De fato, mesmo que o senso comum os utilizem em acepções pouco precisas, conceitos como “recalque”, “inconsciente”, “repressão” são comuns no vocabulário do dia-a-dia.

Freud foi um brilhante pensador, cujos conhecimentos da Antiguidade clássica embasaram-no a criar seus postulados. Preconizou a existência dos processos mentais inconscientes, que seriam fonte de ansiedades e distúrbios psíquicos, como o complexo de Édipo. Este personagem da mitologia grega deu nome à descoberta freudiana da fixação infantil nas figuras paternas. Auxiliar os pacientes a trazer esses processos para o nível do conhecimento racional seria uma das principais tarefas do psicanalista. O método básico que utiliza é a chamada “livre associação”, que consiste em levar o paciente a verbalizar o fluxo de idéias que lhe passa pela mente, com a menor racionalização possível. Assim, os conteúdos inconscientes viriam à tona com maior facilidade.

Embora tenha sido duramente contestada ao longo do tempo, com dissidências inclusive no interior da comunidade psicanalítica, o que levou à criação de novas correntes como as fundadas por Jacques Lacan, Carl Jung e Melanie Klein, a Psicanálise continua representando um importante arsenal teórico para que se pense sobre o homem e sua cultura. Além disso, constitui uma importante terapêutica destinada a minorar o sofrimento psíquico dos indivíduos, que, mediante o autoconhecimento, aprendem a lidar melhor com si mesmos e com os outros. Psicanalista

Mercado

Estável. A crise financeira, que afeta todos os setores da economia brasileira, também prejudicou os psicanalistas. Como os tratamentos psicanalíticos são caros e longos, muitos profissionais perderam pacientes. Isso os levou a diminuir os preços de suas consultas para manter a clientela.

Opções de trabalho

• Oferecer atendimento em consultório.
• Ministrar cursos em sociedades e institutos de Psicanálise ou dar aulas em universidades.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 2.000,00.

Formação

12 semestres para Bacharelado em Medicina: UFBA-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia-Vitória/ES; UFG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unicamp-Campinas/SP; USP-São-Paulo/SP; Unesp-Botucatu/SP; Unifesp-São Paulo/SP; USP-Ribeirão Preto/SP; Santa Casa-São Paulo/SP; Famema-Marília/SP; Famerp-São José do Rio Preto/SP; FFFCMPA-Porto Alegre/RS; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto Alegre/RS; UEL-Londrina/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFU-Uberlândia/MG.

8 a 10 semestres, em média, para Bacharelado e Licenciatura em Psicologia: Ufal-Maceió/AL; UFBA-Salvador/BA; Unifor-Fortaleza/CE; Ceub-Brasília/DF; Ufes-Vitória/ES; UCG-Goiânia/GO; PUC-Belo Horizonte/MG; UFPB-João Pessoa/PB; Unicap-Recife/PE; PUC-Curitiba/PR; UFF-Niterói/RJ; Ulbra-Canoas/RS; UFS-São Cristóvão/SE; Univali-Itajaí/SC; PUC-São Paulo/SP; USP-São Paulo/SP; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSCar-São Carlos/SP; UnB-Brasília/DF; USP-Ribeirão Preto/SP; PUC-Campinas/SP; PUC-Porto ALegre/RS; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFRN-Natal/RN; UFSC-Florianópolis/SC; UFU-Uberlândia/MG; Unimep-Piracicaba/SP; ACE-Joinville/SC; PUC-Rio de Janeiro/RJ; UEL-Londrina/PR; Ufam-Manaus/AM; UFC-Fortaleza/CE; UFF-Rio de Janeiro/RJ; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Umesp-Piracicaba/SP; Unesp-Assis/SP; Unesp-Bauru/SP; Unisinos-São Leopoldo/RS.