Home Guia de Profissões > Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional

Nos climas de descontração, este profissional deverá orientar acima de tudo seus pacientes para a realização das atividades terapêutica, para que possam superar os problemas de ordem física e mental.

Publicidade

É este profissional especialista que tem como objetivo prevenir e tratar uma série de problemas que são voltados e interferem na atuação funcional ou de adaptação das crianças, adolescentes, adultos e os idosos que sofrem de problemas físicos, mentais ou ainda emocionais.

O trabalho deste profissional é voltado a aplicação de muitas atividades de ordem terapêutica como as técnicas expressivas, corporais e lúdicas, assim como acontecem com as atividades manuais como por exemplo o artesanato, se utilizando das mesmas como um instrumento para despertar os potenciais ou ainda desenvolver possíveis habilidades para seus pacientes.

Desta forma os pacientes podem conquistar uma melhor qualidade de vida, e aumentar a sua produtividade profissional, o que automaticamente deverá refletir de forma positiva na auto estima, antes de colocar em prática estas medidas, este terapeuta ainda deverá avaliar os potenciais, necessidades, interesses e todas as limitações dos pacientes.

Terapeuta Ocupacional

Publicidade

Os grupos principais que o terapeuta ocupacional deve agir são as áreas de deficientes físicos e mentais, além de viciados em drogas, grupos onde o terapeuta ocupacional trabalha. É este profissional que poderá desenvolver ainda todas as atividades nas empresas, ajudando a recuperação dos trabalhadores devidamente acidentados.

Quem quer ingressar nesta profissão, precisa desenvolver as qualidades como o altruísmo, e o controle emocional, porque é frequente o contato com pessoas que estão gravemente doentes, ou ainda que enfrentam os sérios problemas como os dependentes de narcóticos por exemplo.

Mercado

O mercado está muito em alta, e este profissional vem cada vez mais conquistando espaços juntamente as especialidades médicas, como por exemplo a geriatria, e também para a reabilitação de saúde dos trabalhadores em situações de acidentes de trabalho.

Opções de trabalho

Entre as principais opções de trabalho podemos citar a atuação nos consultórios, bem como hospitais e clínicas, ou ainda empresas, junto dos departamentos e áreas diversas de recursos humanos.

O profissional poderá ainda trabalhar nas escolas, nas creches e nas instituições para portadores de necessidades especiais.

Remuneração

A remuneração mensal para estes profissionais deverá ser de R$ 1.300 mensais, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Formação

A formação do curso para os profissionais deverá acontecer em até 8 semestres, fora especializações.

O curso é chamado de Bacharelado em Terapia Ocupacional, e as melhores instituições para o curso são Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-Salvador/BA; Unifor-Fortaleza/CE; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; UTP-Curitiba/PR; Escola Superior de Ensino Helena Antipoff-Niterói/RJ; Faculdade de Ciências da Saúde do IPA-Porto Alegre/RS, entre diversas outras instituições.