Guerras

Guerra do Pacífico

No século XIX, houve diversas guerras de fronteira nas Américas. Era preciso decidir os limites dos territórios dos países em formação. A Guerra do Pacífico foi uma das mais graves do período.

O conflito ocorreu entre Chile e Bolívia, com a participação do Peru, e estendeu-se de 1879 a 1884.

As causas

A origem da guerra está na disputa pelo Deserto do Atacama, onde foram descobertas fontes de guano e salitre, produtos de grande valor durante a Segunda Revolução Industrial.

Na década de 1870, a região era povoada por uma população de origem chilena, país que estabeleceu diversas empresas no deserto. Dado o crescimento econômico proporcionado por essas atividades, o Chile propôs comprar a região do Atacama, o que foi imediatamente negado.

Ao mesmo tempo, a Bolívia vivia uma grave crise econômica e via na exploração de guano e salitre uma possibilidade de se reerguer. Para se proteger em caso de conflito armado, o governo boliviano assinou secretamente um tratado de não agressão com o Peru, país vizinho que também tinha interesses no Atacama.

Em seguida, já protegida pelo acordo, a Bolívia aumentou os impostos sobre as empresas chilenas que trabalhavam na parte boliviana do deserto. Além disso, caso essas empresas não pagassem o imposto corretamente, o governo boliviano poderia confiscar seus bens.

Com isso, as tensões entre Bolívia e Chile cresceram e a resposta chilena foi militar.

O conflito e suas consequências

Em fevereiro de 1879, uma embarcação chilena fechou e ocupou o Porto de Antofagasta, única saída para o mar que os bolivianos tinham na época. No mês seguinte, a Bolívia rompeu relações diplomáticas com o Chile e declarou guerra, acionando o acordo com o Peru.

Rapidamente, o Chile demonstrou superioridade militar, obteve vitórias no mar e em terra e conquistou territórios da Bolívia e do Peru. Em 1881, uma tropa de 26 mil soldados chilenos desembarcou em Lima e dominou a cidade. Mesmo sem sua capital, o Peru permaneceu na guerra por mais dois anos.

Em 1883, o Peru reconheceu a derrota e aceitou as exigências do Chile. A Bolívia fez o mesmo em 1884. O Atacama passou a ser chileno e a Bolívia perdeu também o território de Antofagasta. Desde então a Bolívia não possui acesso ao mar.

Mapa mostrando as consequências territoriais da Guerra do Pacífico.
Territórios tomados pelo Chile na Guerra do Pacífico.

Por: Wilson Teixeira Moutinho