História

Império Colonial Português

O Império Colonial Português, ou Império Luso, foi o primeiro domínio colonial originado a partir da expansão marítima e comercial ocorrida nos séculos XV e XVI. Seu imenso território abrangia o Ocidente e o Oriente.

A expansão do território português

Depois de expulsar de Portugal os muçulmanos, também chamados de “mouros” pelos ibéricos (movimento ocorrido entre os séculos VIII e XIV e chamado de Reconquista), os portugueses trataram de expandir seu território e de estabelecer rotas comerciais na Ásia, na África e na América. Esse processo começou em 1415 com a conquista de Ceuta, no norte da África.

A rota oriental ou périplo africano

O “périplo africano”, considerado pelos estudiosos o primeiro período de expansão ultramarina da Europa, designa as viagens marítimas que Portugal realizou contornando a África pelo oceano Atlântico a fim de chegar ao Oriente.

Esse ciclo de viagens teve início em 1415 com a conquista de Ceuta, importante entreposto de produtos orientais, que até então estava sob o domínio dos mouros.

Dando continuidade a suas expedições exploratórias, os navegadores lusos chegaram à ilha da Madeira em 1419 e ao arquipélago dos Açores em 1427.

Em 1488, uma expedição comandada por Bartolomeu Dias alcançou o cabo das Tormentas, na extremidade sul do continente africano. Mais tarde, ele passou a se chamar cabo da Boa Esperança.

O novo caminho marítimo para as Índias foi estabelecido definitivamente por Vasco da Gama, que em 1498 chegou a Calicute contornando o sul da África. Em 1500, depois de se desviar de sua rota e de aportar no Brasil, Pedro Álvares Cabral também viajou para as Índias, em busca das especiarias que cobririam os custos de sua grandiosa expedição. Tal conquista encerrou o ciclo de viagens que marcou a primeira fase da expansão marítima europeia.

Viagens do Império Colonial Português
Viagens marítimas do século XV: a primeira fase da expansão marítima europeia.

Conquista estratégica

Depois de concluir o périplo africano, as naus portuguesas começaram a percorrer D oceano Atlântico e o oceano Indico a fim de conquistar terras na África (Angola e Moçambique), na Ásia (Goa e Macau) e na Oceania (Timor Leste, no século XVI). Esses :territórios tomaram-se portos estratégicos para o desenvolvimento econômico e comercial dos domínios portugueses no Oriente.

Além disso, os lusitanos construíram uma complexa rede de feitorias, misto de entreposto comercial e fortaleza militar que lhes serviu de apoio na edificação de um império mercantil e cultural. Seus instrumentos eram a língua portuguesa e a religião católica, que os portugueses tinham ajudado a disseminar.

Foi por isso que o século XVI passou a ser conhecido como ‘‘século de ouro da história do Império Luso”: nele, Portugal se tornou a maior potência do mundo moderno.

Os primeiros navegadores portugueses

Célebre navegador português, Bartolomeu Dias explorou a costa africana, alcançando o cabo da Boa Esperança (na atual África do Sul) em 1488. Ele foi o primeiro a atingir a costa oriental do continente e tomou parte na armada de Pedro Álvares Cabral, em 1500. Faleceu precisamente no cabo da Boa
Esperança, durante uma tempestade.

Vasco da GamaVasco da Gama era homem de confiança de dom João II. Foi escolhido por dom Manuel, sucessor no trono de Portugal, para chefiar a primeira armada a concluir a rota oriental e alcançar as Índias.

Composta de quatro naus, sua expedição partiu de Portugal em julho de 1497 e avistou Calicute em abril de
1498, regressando a Lisboa em agosto do ano seguinte.

Vasco da Gama voltou ao Oriente em 1502, como almirante do mar, para controlar revoltas, e, mais tarde, em 1524, já como vice-rei. Morreu pouco depois, sendo imortalizado pelo poeta Luís Vaz de Camões, que o transformou no personagem principal de Os lusíadas, narrativa mítica sobre a viagem do povo lusitano às índias.

Conclusão

O Império Colonial Português, iniciado em 1415, foi o mais duradouro dos impérios coloniais. Com territórios na África, na América, na Ásia e na Oceania, prolongou-se até 1999, ano em que Portugal devolveu Macau à República Popular da China. O arquipélago dos Açores e a ilha da Madeira, embora tenham conquistado autonomia político-administrativa em 1976, ainda fazem parte de Portugal, sendo agora os únicos territórios mantidos pelo país fora do continente europeu.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também: