Português

A Importância da Leitura

O ato de ler é realizado com diversas intenções, como estudo, entretenimento ou forma de obter informações. Conforme a intenção, recorre-se a diferentes tipos de texto: livros de consulta, enciclopédias, livros de ficção, jornais, revistas, entre outros.

A importância da leitura

Nas sociedades letradas, o êxito acadêmico ou profissional relaciona-se diretamente com a qualidade da leitura, que é a porta de acesso à cultura escrita e a tudo que se refere a ela: autonomia, socialização, conhecimento, informação e assim por diante.

A leitura é também um forte instrumento de aprendizagem: por meio da leitura é possível aprender qualquer disciplina e desenvolver capacidades cognitivas superiores, como a reflexão, a crítica, a consciência dos processos de pensamentos – próprios e alheios.

Na maioria das sociedades, o ensino da leitura é transmitido a partir da instrução formal e institucionalizada realizada pela escola; aprende-se a ler no sentido pleno do termo e se interage com um texto para obter uma informação adequada, de acordo com os objetivos que guiam a leitura.

Sem dúvida, o grau de dificuldade da leitura de um texto está relacionado com as capacidades do leitor, mais especificamente em relação aos seguintes aspectos:

  • os conhecimentos da língua e de seu uso;
  • o domínio das estratégias de leitura;
  • a clareza em relação aos propósitos da leitura;
  • a motivação e o interesse;
  • o conhecimento sobre o tema.

O leitor ideal

O leitor ideal ou exemplar é aquele que possui, em determinado momento de seu desenvolvimento pessoal, as competências de leitura mencionadas anteriormente que o façam experimentar alguns processos de interação esperados perante um texto.

Um livro sendo aberto

É fato que esse leitor se diferencia da maioria de leitores; no entanto, pode-se reconhecer também que, na hora de selecionar conteúdos, planejar um projeto, escolher uma coletânea etc., constrói-se certo ideal que, em maior ou menor medida, possa corresponder a um determinado grupo que seja capaz de ler com competência todos os tipos de textos.

Tipos de leitura

leitura seletiva

Um texto pode ser lido de muitas maneiras diferentes. Às vezes, lê-se simplesmente para localizar algo que é de particular interesse. É o que se faz, por exemplo, quando se busca uma informação em um jornal ou quando se deseja encontrar determinado trecho em um romance. Nesses casos, realiza-se uma leitura seletiva, ou seja, além de ler, busca-se no texto aquilo que interessa ao leitor.

leitura superficial

Outras vezes, a leitura limita-se a olhar por alto o texto sem se aprofundar nele. É o que se deve fazer quando se leem as manchetes de um jornal ou se abre um livro para ver do que se trata. Em tais casos, realiza-se uma leitura superficial, cuja função é dar ao leitor uma ideia do conteúdo do texto.

leitura atenta

Habitualmente, lê-se para conhecer o conteúdo de um texto: um romance, um jornal, um livro, etc. Nesse caso, costuma-se fazer uma leitura atenta para compreender as ideias e conhecer os detalhes do que é explicado ou contado no texto.

leitura em profundidade

Em outras ocasiões, leem-se livros com o fim de aprender algo a respeito de um determinado assunto ou tema. Nesses casos, efetua-se uma leitura em profundidade, na qual as ideias são analisadas e sintetizadas de forma que se obtém, por meio dela, uma retenção de tudo aquilo que parece mais importante e substancial.

A capacidade de leitura

É necessário assinalar, em contrapartida, que, dependendo do nível de dificuldade da leitura, são exigidos também outros tipos de tarefas e respostas. Os estudiosos da língua e educadores, por exemplo, consideram de menor dificuldade as tarefas de localização da informação de um texto, de uma citação textual ou de alguma expressão com valor de sinônimo.

Da mesma maneira, consideram de alta dificuldade as atividades que exigem relações e comparações entre diferentes blocos de informação implícita para realizar inferências complexas. Há elementos textuais que determinam o grau de dificuldade da leitura. O conjunto de aspectos de um texto que define o grau de acessibilidade ao leitor é chamado de legibilidade.

Dicas para uma boa leitura

A leitura é um diálogo permanente entre a pessoa que escreve o texto – seu autor ou autora – e a pessoa que o lê. Enquanto o autor fala por meio de seu texto, o leitor pode fazê-lo mediante perguntas ao próprio texto e a si mesmo para compreender melhor o que o autor quis dizer com suas palavras.

Para tirar maior proveito possível de uma leitura, convém que antes, durante e depois da leitura, o leitor faça algumas perguntas em relação ao texto.

Antes de começar a ler, é necessário pensar a respeito de algumas questões:

  • O que se lerá? De que trata o texto? Que extensão tem? Por que pode ser interessante?

Mais adiante, durante a leitura, outras perguntas também serão necessárias:

  • O que o autor quer dizer aqui? O que significa isso? Por que isso aconteceu?
  • O que acontecerá agora?

Depois da leitura, é importante continuar formulando perguntas sobre o texto lido:

  • Qual era o assunto principal do texto? É possível lembrar bem dos detalhes mais importantes? O que se aprendeu com o texto? Que opinião se tem dele?

Por: Paulo Magno Torres

Veja também: