Português

Verbos Defectivos

Provavelmente você já se deparou com dúvidas no momento de conjugar um verbo e se questionou sobre a inexistência de algumas conjugações. Pois, agora você conhecerá o conceito e a classificação desses verbos.

Os verbos defectivos são aqueles que não possuem todas as conjugações, ou seja, deixam de ser conjugados em algumas pessoas, tempos ou modos.
Podemos dividir esses verbos em três grupos:

1. Impessoais: são considerados defectivos por se encontrarem em orações sem sujeito, aparecendo somente na terceira pessoa do singular. São eles: chover, nevar, gear, trovejar, ventar etc.

2. Unipessoais: esses verbos indicam as vozes e os ruídos inerentes a determinados animais, assim, apenas são empregados na terceira pessoa do singular e do plural. Alguns exemplos: cacarejar, latir, miar, coaxar etc.

3. O último grupo é o dos verbos que carecem de algumas formas e os motivos para isso são diversos, dentre eles, a eufonia e a confusão com outro verbo. Ainda tem o caso dos verbos que caíram em desuso, fato que recebe o nome de arcaísmo. A critério de esclarecimento, conheça alguns dos principais tipos desse grupo:

Verbos Defectivos

3.1. Pesar: com significado de desgosto, sofrimento, só é usado na terceira pessoa do singular. Exemplo: Pesa-me, Senhorita, de tê-la ofendida.

3.2. Abolir: sua conjugação não possui a primeira pessoa do singular do presente do indicativo, nem todo o presente do subjuntivo e as pessoas do imperativo que se formam do presente do subjuntivo. Portanto, atente-se à conjugação desse verbo:

➢ Imperativo afirmativo: abole (tu), aboli (vós).
➢ Pretérito imperfeito: abolia, abolias, abolias, abolíamos, abolíeis, aboliam.
➢ Pretérito perfeito: aboli, aboliste, aboliu, abolimos, abolistes, aboliram.
➢ Futuro do presente: abolirei, abolirás, abolirá, aboliremos, abolireis, abolirão.
➢ Imperfeito do subjuntivo: abolisse, abolisses, abolisse, abolíssemos, abolísseis, abolissem.

Nesse caso, repare que apenas as formas do presente do indicativo e do imperativo não possuem todas as conjugações.

Por: Miriã Lira

Veja também: