Elementos Químicos

Gálio (Ga)

O gálio é encontrado na natureza, na forma de sais e óxido de gálio. Não é encontrado no mar nem em águas naturais, por causa da baixa solubilidade de seu óxido. Foi descoberto pelo químico francês Lecoq, em 1875, que isolou o metal pela eletrólise do hidróxido de gálio. Sua existência tinha sido prevista pelo químico russo Dmitri Ivanovitch Mendeleev (1834-1907), quando ordenou os elementos na tabela periódica.

O gálio é um metal de brilho prateado, pouco abundante na natureza. É relativamente inerte, não é tóxico e apresenta baixa temperatura de fusão. Ocorre em diversos minerais, especialmente naqueles que contêm alumínio (como o óxido hidratado de gálio) e zinco (como o sulfato de gálio). Também pode ser encontrado em resíduos de carvão mineral e ainda na fuligem da queima de alguns tipos de carvão.

O gálio é obtido como subproduto da metalurgia do alumínio, pela eletrólise de soluções usadas para purificar a bauxita.

A principal substância formada por esse elemento é o cloreto de gálio (GaCI3).

Diodo
À direita, diodo que contém gálio.

Aplicações

A maior parte da produção de gálio é destinada à indústria de semicondutores para a fabricação de componentes eletrônicos e transistores de televisores. Também é empregado como aditivo de soldas e em misturas com outros metais, para produzir ligas de baixa temperatura de fusão.

O gálio é usado também na fabricação de espelhos, por causa da sua capacidade de impregnar superfícies de vidro e porcelana.

O arsenieto de gálio pode ser utilizado na produção de lasers e de geradores de micro-ondas. Ele também pode converter diretamente eletricidade em luz.

Sensores de Temperatura
Sensores de temperatura são exemplos de dispositivos que usam as propriedades semicondutoras do arsenieto de gálio.

Nome do elemento: Gallium. Gálio
Origem do nome: Do latim Gallia: França. Pode ser também derivado do latim gallium: galo, alusão ao sobrenome de seu descobridor, Lecoq (le coq, em francês, significa galo).
Descobridor: Foi descoberto pelo químico francês Paul Emile Lecoq de Boisbaudran (1838-1912).
Ano de descoberta: 1875
Número atômico (Z): 31
Massa atômica: 69,7230
Família: 13
Período: 4
Configuração eletrônica: [Ar]3d104s24p1
Raio atômico: 130 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2204 °C
TF (substância simples): 29,76 °C