Elementos Químicos

Neodímio (Nd)

Inicialmente identificado como didímio, uma substância extraída de minerais de lantanídeos, verificou-se, depois, que se tratava de dois elementos: o praseodímio, que recebeu esse nome devido à cor verde dos sais, e o neodímio, ou novo gêmeo.

O neodímio é um metal prateado, maleável e de alta densidade. É um dos metais mais reativos da série dos lantanídeos. Oxida-se rapidamente em contato com o ar, formando um óxido verde. Por isso, deve ser conservado em óleo ou em atmosfera isenta de oxigênio.

Ele aparece na natureza associado aos elementos do grupo do cério. Encontra-se em abundância na crosta terrestre em minerais como a monazita, a bastnasita, a alanita e a cerita. Pode ser obtido pela separação dos sais do minério por troca iônica ou extração por solvente e pela redução de um haleto anidro de neodímio com cálcio metálico.

Aplicações

O neodímio é utilizado em vidro colorido para torná-lo dicroico. Esses vidros são empregados em equipamentos astronômicos e em lasers. Ligas de neodímio, ferro e boro são empregadas na criação de poderosos ímãs usados em discos rígidos de computadores, dentro do mecanismo que move as cabeças de leitura. Para prevenir a corrosão, essas ligas são revestidas com uma camada protetora de níquel.

O neodímio também é usado em ligas metálicas para foguetes sinalizadores. Os sais de neodímio são usados para colorir esmaltes.

Nome do elemento: Neodymium. Neodímio
Origem do nome: Do grego néos: novo + dúdimos: gêmeos.
Descobridor: Foi descoberto pelo cientista austríaco Carl Auer F. von Welsbach (1858-1929).
Ano de descoberta: 1885
Número atômico (Z): 60
Massa atômica (A): 144,242
Família: 3
Período: 6
Configuração eletrônica: [Xe]4f46s2
Raio atômico: 185 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 3100 °C
TF (substância simples): 1 024 °C