Elementos Químicos

Rênio (Re)

O rênio é um metal claro, brilhante, duro e de alta densidade. Tem uma temperatura de fusão bastante alta, inferior apenas à do tungsténio e à do carbono, e encontra-se em pequenas quantidades espalhadas pela crosta terrestre. Não há referência quanto à toxicidade do metal, mas é preciso manuseá-lo com cuidado.

É um elemento raro que não é encontrado na natureza na forma metálica. Substâncias de rênio podem ser obtidas de minerais de molibdênio, como a molibdenita, a columbita e a gadolinita. As molibdenitas são obtidas de minérios contendo sulfeto de cobre e representam a fonte comercial mais importante de rênio. O metal é obtido pela redução do perrenato de amónio com hidrogênio em altas temperaturas.

As principais substâncias que contêm rênio são o óxido de rênio VII (Re207) e o perrenato de potássio (KReO.,).

Aplicações

Por ser um metal raro e de custo elevado, o rênio tem aplicações bastante limitadas.

Ele é empregado como aditivo, pois melhora as propriedades das ligas de tungsténio e de molibdênio, sendo que as ligas de rênio e molibdênio são supercondutoras.

O elemento também é usado em ligas de metais refratários, como componentes de mísseis, em filamentos para espectrógrafos, em detectores de íons e em contatos elétricos de alta resistência.

Fios de rênio estão presentes em lâmpadas para flashes de máquinas fotográficas e o metal pode ser usado como catalisador na preparação de gasolina.

Outras aplicações para o rênio ainda estão sendo estudadas. Pesquisas recentes, realizadas por cientistas norte-americanos, indicam que um material ultrarresistente, feito a partir da combinação do rênio e do boro, pode ser usado para cortar o aço sem provocar reações químicas paralelas e, com isso, substituir o diamante.

Nome do elemento: Rhenium. Rênio
Origem do nome: Do latim Rhenus, nome dado ao rio Reno, na Alemanha.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico alemão Walter Noddack (1893-1960), pela química e física alemã Ida Tacke (1896-1978) e pelo físico Otto Berg (1815-1866).
Ano de descoberta: 1925