Elementos Químicos

Silício (SI)

O silício é um dos elementos mais abundantes na Terra e pode ser encontrado nas rochas, na areia, no vidro, em algumas estrelas e em meteoritos, contudo, não se encontra livre na natureza, mas na forma de óxidos e silicatos. Está presente no granito, no asbesto, no feldspato, na mica e na argila.

Suas propriedades químicas se assemelham às do carbono. É relativamente inerte na temperatura ambiente, mas, sob aquecimento, pode reagir com halogênios, como o flúor, o cloro, o bromo e o iodo. Na forma cristalina, tem cor cinza e brilho metálico.

O silício puro é obtido por redução térmica a 1200 °C de silicoclorofórmio com hidrogênio. Também pode ser produzido pelo aquecimento da sílica em forno elétrico com eletrodos de grafita.

As principais substâncias que contêm silício são o dióxido de silício (Si02), que pode ser encontrado na areia, no quartzo, no cristal de rocha e em outros minerais, como a ametista e os silicatos; o ácido ortosílícico (H4Si04); o ácido metassilícico ([H2Si04]n).

Quartzo
Quartzo.

Aplicações

Em seu estado puro, o silício é usado na fabricação de semicondutores para uso em equipamentos eletrônicos, como chips de computadores e transistores, assim como em vários outros componentes de circuitos eletrônicos. É empregado, ainda, na indústria metalúrgica como agente redutor. O dióxido de silício, encontrado na forma de areia ou de argila, é utilizado na fabricação de concreto, de tijolos e de materiais refratários.

Na forma de quartzo, a sílica aquecida é usada na produção de vidro. Os silicatos servem para a produção de cerâmica, vidro, esmalte e silicone -polímero sintético formado por silício, oxigênio, carbono e hidrogênio, usado como lubrificante e em próteses cirúrgicas.

Alguns compostos de silício são usados como antissépticos e como secantes pelo alto poder absorvente que possuem.

Vale do Silício
Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Nome do elemento: Silicium. Silício
Origem do nome: Nome derivado do latim silex: pedra muito dura que produz faísca.
Descobridor: Foi identificado pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) em 1787 e redescoberto oficialmente pelo químico sueco Jòns Jakob Berzelius (1779-1848), em 1824.
Ano de descoberta: 1824
Número atômico (Z): 14
Massa atômica: 28,0860
Família: 14
Período: 3
Configuração eletrônica: [Ne]3s23p2
Raio atômico: 110 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2900 °C
TF (substância simples): 1 414 °C