Físico-Química

Fenômenos Físicos e Químicos

A palavra fenômeno pode ser entendida como tudo o que se observa na natureza ou, ainda, como fato ou evento que pode ser descrito e explicado cientificamente. As diversas transformações que ocorrem na matéria são classificadas em dois grandes grupos: fenômenos físicos e fenômenos químicos.

Fenômenos físicos

Os fenômenos físicos são aqueles em que não se altera a composição química da matéria, ou seja, não há formação de novas substâncias.

Temos como exemplos desses fenômenos as transformações de estado físico da matéria, como a passagem da água em estado líquido para o gelo (estado sólido). Nas mudanças de estado físico, a matéria sofre apenas mudança em sua forma, não havendo rearranjo de átomos. Assim, como a natureza da matéria não se altera, as propriedades químicas também não se alteram.

Outros exemplos de fenômenos físicos são: amassar um papel, derretimento de metais, quebrar um copo etc.

Fenômenos químicos

Já os fenômenos químicos são aqueles que ocorrem quando há alteração na composição química da matéria, isto é, quando há formação de novas substâncias com rearranjo de átomos. Neste caso, temos mudança nas propriedades químicas da matéria, visto que sua natureza é modificada.

Como exemplos podemos citar a combustão, que transforma uma vela em gás carbônico e água; a respiração, que transforma oxigênio em gás carbônico, entre outros.

A observação visual da transformação pode ajudar a identificar se houve mudança nas propriedades químicas e, por consequência, a formação de uma nova substância. Veja os exemplos a seguir para que seja mais fácil constatar se ocorreu alguma mudança.

Liberação de gás: quando adicionamos um comprimido efervescente à água, observamos o desprendimento de gás da solução, indicando que houve transformação química.

Mudança de cor: ao derrubarmos, acidentalmente, água sanitária em tecidos coloridos, ocorre o aparecimento de manchas brancas, evidenciando a alteração da estrutura dos pigmentos.

Podemos observar, ainda, outras mudanças – formação de sólidos, liberação de luminosidade, liberação de calor, entre outras –, mas é importante lembrar que existem muitas reações que ocorrem sem apresentar nenhuma dessas evidências.

Semelhanças e diferenças

No Universo, a matéria não é criada nem destruída, apenas transformada. Sendo assim, a física, a química e todas as ciências contribuem para a transformação da matéria, quer em sua composição, quer em sua posição no Universo. Essas transformações recebem o nome de fenômenos.

Dominando esses conceitos básicos, é possível perceber as diferenças e as semelhança que ocorrem entre o fenômeno físico e o fenômeno químico, seguindo alguns critérios, conforme mostra a tabela a seguir:

CritériosFenômeno físicoFenômeno químico
OcorrênciaMatériaMatéria
EstruturaNão alteram a estrutura da matéria e, portanto, não ocorre a transformação em outra substância.Alteram a estrutura da matéria ou a sua constituição interna, resultando na formação de novas substâncias.
ExemplosAmassar uma folha de papel, quebrar um vidro; colocar água na geladeira; evaporação do álcool.Queima de uma vela; escurecimento da prata, formação da ferrugem no ferro.

Não existem apenas fenômenos físicos e químicos. Há também os fenômenos relacionados com a matéria viva, sendo denominados fenômenos biológicos.

Quando esse fenômeno envolve uma reação química, ele é chamado fenômeno bioquímico. É o que acontece, por exemplo, durante a mastigação e também na síntese de compostos do metabolismo.

A natureza é um laboratório em que ocorrem grandes transformações químicas.

Autoria: Éderson Antunes