Home > Astronomia > Planetas > Os Planetas do Sistema Solar

Os Planetas do Sistema Solar

O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol e pelos planetas que orbitam ao seu redor, atraídos pela sua gravidade. Além dos planetas, há no sistema solar elementos chamados de corpos menores, tais como os cometas e também os asteroides.

O Sistema Solar abrange oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Há pouco tempo, Plutão deixou de ser considerado um planeta. A exclusão de Plutão do Sistema Solar ocorreu pelo seu tamanho: ele é muito menor que a Terra e até mesmo que a Lua. Além disso, Plutão está bastante longe do Sol e sua órbita é bem diferente da órbita dos oito planetas.

O planeta mais perto do Sol é Mercúrio, refletindo sua luz e tendo uma órbita de bastante velocidade. Devido a um grande efeito estufa, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar e o planeta mais perto da Terra, sendo que Vênus e a Terra são planetas muito parecidos pela gravidade, força e tamanho.

A Terra é o terceiro planeta do Sistema e o que se conhece melhor. Marte tem uma inclinação semelhante à terrestre, levando a crer que há estações do ano. A atmosfera é rarefeita e há a especulação de haver água líquida, pelos canais assemelhados aos rios da Terra, apesar de, hoje em dia, o planeta não apresentar condições para que haja água.

Planetas do Sistema Solar

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Sua órbita demora doze anos para ser concluída. Saturno é conhecido pelos seus anéis e demora quase trinta anos para dar a volta ao redor do Sol. Na era moderna, o primeiro planeta descoberto foi Urano e ele demora oitenta e quatro anos para completar a volta ao redor do Sol. Ele possui hidrogênio, hélio e metano na atmosfera.

Netuno, cuja existência foi prevista através das leis de Newton, fica em uma região fria do Sistema Solar emite mais energia do aquela recebida pelo Sol, ou seja, ele continua gerando energia interna por causa da contração gravitacional. A cor azulada é resultado do metano presente na atmosfera.

Por: Gabriele Ferreira

Veja também

Júpiter

A 778 milhões de quilômetros do Sol e 628 milhões de quilômetros da Terra, Júpiter ...