Home » Biologia » Corpo Humano » Pele

Pele

A percepção tátíl nos chega por meio de receptores situados na pele.

A pele fornece informações diversificadas, como temperatura, textura e pressão.

Essas sensações informam ao indivíduo com precisão sobre as características, propriedades e condições dos objetos tocados por ele: se estão frios ou quentes, como é sua textura, se são macios ou duros. Esse conjunto de sensações é denominado tato.

Na realidade, o que se percebe ao tocar os objetos não são sensações individuais, mas a combinação de informações procedentes de três tipos de receptores: termorreceptores, mecanorreceptores e nociceptores. Tais receptores estão distribuídos por toda a pele e, conjuntamente, constituem o sentido do tato.

Os termorreceptores detectam as mudanças de temperatura. Os mecanorreceptores percebem as variações de pressão. Os nociceptores reagem a estímulos térmicos ou mecânicos, suficientemente fortes para causar dano à pele.

Sentido do tato na pele


Veja outros sentidos:


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o