Corpo Humano

Rins

Os rins são dois órgãos de cor vermelho-escura do tamanho de um punho e com o formato de grãos de feijão. Eles estão na cavidade abdominal, um de cada lado da coluna vertebral.

A função dos rins é a purificação do sangue, retirando os produtos finais do metabolismo celular (principalmente a ureia) e o excesso de água e sais. Dessa limpeza do sangue, forma-se a urina, que deve ser liberada para o meio exterior pelas vias urinárias.

Através da formação da urina, os rins controlam a concentração da maioria dos componentes do plasma sanguíneo, como a água, os sais minerais (potássio, cloreto, sódio, cálcio), a glicose, os hormônios, as vitaminas. Com isso, ocorre o equilíbrio homeostático do organismo, ou seja, o sangue mantém as condições físico-químicas. Por exemplo, quando ingerimos muita água, a atividade renal aumenta, pois os rins procuram regular a quantidade de líquidos no organismo.

Esse mecanismo permite a formação de uma urina mais diluída, indicando que os rins estão eliminando o excesso de água presente no plasma.

As vias urinárias conduzem a urina dos rins até o meio externo e são constituídas pelas seguintes estruturas: cálices, pelve renal, ureteres, bexiga e uretra. No esquema abaixo, observe a estrutura de um rim.

Imagem de um rim.
Corte longitudinal de um rim humano.

As unidades dos rins: os néfrons

A formação da urina ocorre no interior das unidades funcionais dos rins denominadas néfrons (do grego nephros, rim). Cada rim humano apresenta cerca de 1 milhão dessas unidades. Os néfrons são tubos constituídos pelas seguintes partes:

Cápsula de Bowman

É uma porção dilatada, em forma de taça, que se localiza na extremidade de um néfron. Dentro dessa cápsula, há um pequeno novelo de capilares sanguíneos chamado glomérulo de Malpighi. O glomérulo, que se forma a partir das ramificações da artéria renal, é responsável pela filtração do sangue.

Túbulo renal

É um tubo que ao sair do glomérulo percorre um caminho sinuoso e liga-se ao tubo coletor, onde a urina já está formada. Dentro desse tubo existem diversas regiões em que ocorrem as etapas do processo de formação da urina.

Veja também: