Home » Biologia » Genética » A Herança dos Grupos Sanguíneos

A Herança dos Grupos Sanguíneos

A determinação da herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO foi determinada por Karl Landsteiner no início do século XX.

Segundo Landsteiner, existe na espécie humana três genes alelos para a determinação do grupo sanguíneo, com graus diferentes de dominância, e quatro tipos diferentes de sangue (A, B, AB e O). Isso explica porque entre os alelos A e B não existe dominância, logo, quando esses genes se encontram formam um fenótipo intermediário, o grupo AB.

O Grupo A é determinado pelo alelo A que domina sobre o alelo i podendo ter genótipo AA ou Ai. A mesma coisa ocorre para o tipo B que é determinado pelo alelo B, que também domina sobre o tipo i, e pode ter genótipo BB ou Bi. O alelo i, como é recessivo, só se manifesta quando em homozigose recessiva ii e determina o tipo O.

A = B > i
Entre os alelos A e B não existe dominância e os alelos A e B dominam sobre i.

Na verdade, o que determina os diferentes tipos de sangue é uma proteína que as hemácias apresentam aderidas à sua membrana externa, o que Landsteiner chamou de aglutinogênio (antígeno).

Os indivíduos de sangue A apresentam nas suas hemácias antígeno do tipo A e produzem anticorpos, que Landsteiner chamou de aglutininas, no plasma anti-B. Os indivíduos de sangue B apresentam nas suas hemácias antígeno do tipo B e produzem anticorpos anti-A.

Nas pessoas que apresentam sangue AB os dois tipos de antígenos são observados nas hemácias, e não ocorre a produção de anticorpos, anti-A e anti-B. Por isso, os indivíduos AB podem receber qualquer tipo de sangue.

Já os indivíduos do tipo O não apresentam antígenos e têm no seu plasma anticorpos anti-A e anti-B, por isso, só podem receber sangue de uma pessoa de sangue O. Para os indivíduos do grupo O qualquer outro tipo de sangue acaba funcionando como um corpo estranho e os seus anticorpos provocam a aglutinação das hemácias que se está recebendo, podendo levá-lo à morte.

No quadro abaixo encontraremos todos os genótipos e fenótipos dos grupos sanguíneos do sistema ABO.

GENÓTIPOS FENÓTIPOS HEMÁCIAS PLASMA
AA ou lAlA Grupo A
Produção de aglutinogênio do tipo A
Presença de aglutinina anti-B
Ai ou lAi
BB ou lBlB Grupo B Produção de aglutinogênio do tipo B
Presença de aglutinina anti-A
Bi ou lBi
AB ou lAlB Grupo AB
Produção de ambos os aglutinogênios
Ausência de aglutininas
i i Grupo O
Não-produção dos referidos aglutinogênios
Presença de aglutininas anti-A e anti-B

Ao se realizar uma transfusão de sangue, deve-se determinar os grupos sanguíneos do doador e receptor, em face das reações antígeno-anticorpo, que podem levar o receptor à morte devido à aglutinação de suas hemácias.

Por isso, o tipo O é o que mais se presta à transfusão sanguínea, pois não apresenta aglutinogênios, podendo doar sangue para qualquer um dos outros tipos e para si mesmo. É chamado de doador universal. O tipo AB não apresenta aglutinina e, por isso, pode receber sangue de todos os tipos. É chamado de receptor universal.

Esquema geral das transfusões do sistema ABO:

Transfusões de sangue no sistema ABO

Os indivíduos pertencentes ao grupo sanguíneo O podem doar seu sangue a qualquer pessoa, porém só podem receber sangue de pessoas do mesmo grupo; os indivíduos do grupo AB, ao contrário, recebem sangue de qualquer tipo, mas só podem doar aos do mesmo grupo. Os indivíduos pertencentes ao grupo A podem receber sangue dos de grupo O ou A e podem doar aos de A ou AB. Os do grupo B podem receber de O e B e doar para B e AB.


Relações de compatibilidade no sistema ABO

Compatibilidade dos grupos snaguíneos

Por: Renan Bardine


Veja também:



Comente!

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o