A Herança dos Grupos Sanguíneos

A determinação da herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO foi determinada por Karl Landsteiner no início do século XX.

 

Segundo Landsteiner, existe na espécie humana três genes alelos para a determinação do grupo sanguíneo, com graus diferentes de dominância, e quatro tipos diferentes de sangue (A, B, AB e O). Isso explica porque entre os alelos A e B não existe dominância, logo, quando esses genes se encontram formam um fenótipo intermediário, o grupo AB.

O Grupo A é determinado pelo alelo A que domina sobre o alelo i podendo ter genótipo AA ou Ai. A mesma coisa ocorre para o tipo B que é determinado pelo alelo B, que também domina sobre o tipo i, e pode ter genótipo BB ou Bi. O alelo i, como é recessivo, só se manifesta quando em homozigose recessiva ii e determina o tipo O.

A = B > i
Entre os alelos A e B não existe dominância e os alelos A e B dominam sobre i.

Na verdade, o que determina os diferentes tipos de sangue é uma proteína que as hemácias apresentam aderidas à sua membrana externa, o que Landsteiner chamou de aglutinogênio (antígeno).

Os indivíduos de sangue A apresentam nas suas hemácias antígeno do tipo A e produzem anticorpos, que Landsteiner chamou de aglutininas, no plasma anti-B. Os indivíduos de sangue B apresentam nas suas hemácias antígeno do tipo B e produzem anticorpos anti-A.

Nas pessoas que apresentam sangue AB os dois tipos de antígenos são observados nas hemácias, e não ocorre a produção de anticorpos, anti-A e anti-B. Por isso, os indivíduos AB podem receber qualquer tipo de sangue.

Já os indivíduos do tipo O não apresentam antígenos e têm no seu plasma anticorpos anti-A e anti-B, por isso, só podem receber sangue de uma pessoa de sangue O. Para os indivíduos do grupo O qualquer outro tipo de sangue acaba funcionando como um corpo estranho e os seus anticorpos provocam a aglutinação das hemácias que se está recebendo, podendo levá-lo à morte.

No quadro abaixo encontraremos todos os genótipos e fenótipos dos grupos sanguíneos do sistema ABO.

GENÓTIPOS FENÓTIPOS HEMÁCIAS PLASMA
AA ou lAlA Grupo A
Produção de aglutinogênio do tipo A
Presença de aglutinina anti-B
Ai ou lAi
BB ou lBlB Grupo B Produção de aglutinogênio do tipo B
Presença de aglutinina anti-A
Bi ou lBi
AB ou lAlB Grupo AB
Produção de ambos os aglutinogênios
Ausência de aglutininas
i i Grupo O
Não-produção dos referidos aglutinogênios
Presença de aglutininas anti-A e anti-B

Ao se realizar uma transfusão de sangue, deve-se determinar os grupos sanguíneos do doador e receptor, em face das reações antígeno-anticorpo, que podem levar o receptor à morte devido à aglutinação de suas hemácias.

Por isso, o tipo O é o que mais se presta à transfusão sanguínea, pois não apresenta aglutinogênios, podendo doar sangue para qualquer um dos outros tipos e para si mesmo. É chamado de doador universal. O tipo AB não apresenta aglutinina e, por isso, pode receber sangue de todos os tipos. É chamado de receptor universal.

Esquema geral das transfusões do sistema ABO:

Transfusões de sangue no sistema ABO

Os indivíduos pertencentes ao grupo sanguíneo O podem doar seu sangue a qualquer pessoa, porém só podem receber sangue de pessoas do mesmo grupo; os indivíduos do grupo AB, ao contrário, recebem sangue de qualquer tipo, mas só podem doar aos do mesmo grupo. Os indivíduos pertencentes ao grupo A podem receber sangue dos de grupo O ou A e podem doar aos de A ou AB. Os do grupo B podem receber de O e B e doar para B e AB.

Como combinamos geneticamente nossos grupos sanguíneos?

O Sistema ABO

A tabela abaixo, nos ajuda a entender como combinamos geneticamente nossos grupos sanguíneos. Através dela você determina como podem ser os grupos sanguíneos dos filhos a partir dos grupos dos pais.
Lembre-se: quando nos referimos ao grupo sanguíneo de uma pessoa, estamos nos referindo ao seu Fenótipo. Para cada fenótipo pode existir mais de um Genótipo. Veja no quadro abaixo os genótipos correspondentes para cada fenótipo.

FENÓTIPO (GRUPO)

GENÓTIPO

A

AO e AA

O

OO

B

BO e BB

AB

AB

Se você é do grupo A, você deve possuir um dos dois genótipos: AA e AO
Se você é do grupo O seu genótipo é OO

Para utilizar a tabela abaixo, primeiramente determine os genótipos possíveis dos pais.

Exemplo 1: O pai é do grupo A e a mãe é do grupo AB. Determinando os genótipos:

Pai = fenótipo = A, genótipos possíveis= AA e AO
Mãe= fenótipo= AB, genótipos possíveis= AB

Para pesquisar na tabela abaixo, localize na linha superior da tabela os genótipos de um dos pais, no nosso exemplo localize os genótipos AA e AO, do Pai. Na primeira coluna à esquerda, localize o genótipo da mãe: AB. O cruzamento das linhas a partir dos genótipos nos dá:

Para o Pai com genótipo AA, filhos AA e AB
Para o Pai com genótipo AO, filhos AB, AA, BO e AO

Exemplo 2: O pai é do grupo O e a mãe é do grupo O. Determinando os genótipos:

Pai = fenótipo = O, genótipos possíveis= OO
Mãe= fenótipo= O, genótipos possíveis= OO

Para pesquisar na tabela abaixo, localize na linha superior da tabela os genótipos de um dos pais, no nosso exemplo localize os genótipos OO, do Pai. Na primeira coluna à esquerda, localize o genótipo da mãe: OO. O cruzamento das linhas a partir dos genótipos nos dá:

Para Pai e Mãe com genótipos OO, filhos OO.

Genótipos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sistema Rh

Para o sistema Rh, temos os seguintes genótipos possíveis para os fenótipos correspondentes:

FENÓTIPO (Rh)

GENÓTIPO

Rh +

RhRh e Rhrh

Rh -

rhrh


Veja na tabela abaixo como se dá a herança a partir dos genótipos conhecidos:

Se você é Rh +, você deve possuir um dos dois genótipos: RhRh ou Rhrh
Se você é Rh - seu genótipo é rhrh

Para utilizar a tabela abaixo, primeiramente determine os genótipos possíveis dos pais.

Exemplo 1: O pai é Rh + e a mãe é Rh +. Determinando os genótipos:

Pai = fenótipo = Rh +, genótipos possíveis= RhRh ou Rhrh
Mãe= fenótipo= Rh +, genótipos possíveis= RhRh ou Rhrh

Para pesquisar na tabela abaixo, localize na linha superior da tabela os genótipos de um dos pais, no nosso exemplo localize os genótipos RhRh e Rhrh, do Pai. Na primeira coluna à esquerda, localize os genótipo da mãe: RhRh e Rhrh . O cruzamento das linhas a partir dos genótipos nos dá:

Para o Pai com genótipo RhRh, e mãe RhRh, filhos RhRh
Para o Pai com genótipo RhRh, e mãe Rhrh, filhos RhRh e Rhrh
Para o Pai com genótipo Rhrh, e mãe Rhrh, filhos RhRh e Rhrh e rhrh
(invertendo os genótipos dos pais, obteremos o mesmo resultado)

  Fenótipos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria: Rodrigo F. de Campos

 

 



Comente:



Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.