Home » Biologia » Reinos » Reino Plantae

Reino Plantae

O reino Plantae é composto por organismos eucariontes pluricelulares autótrofos. São comumente conhecidos por vegetais ou plantas e somam milhares de espécies distribuídas em praticamente todos os ambientes do planeta.

Existem plantas terrestres e aquáticas. As terrestres vivem fixas no substrato; as aquáticas flutuam ou vivem submersas na coluna de água, aderidas ou não a um substrato.

As células das plantas apresentam-se revestidas por parede celular. A parede celular é um reforço de celulose externo à membrana plasmática e permeável à água. Sua função é aumentar a resistência mecânica e garantir formato mais constante à célula.

Todas as plantas contêm cloroplastos com clorofilas a e b. Outros pigmentos, como o caroteno, também podem estar presentes.


CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS

Existem vários sistemas de classificação dos vegetais.

O estudo das algas chama-se ficologia ou algalogia. As algas verdes são plantas uni ou multicelulares, com clorofila a e b e vários pigmentos carotenóides. Algumas algas pardas, possuem clorofila a e c e funcunantina, responsável pela coloração amarronzada.

As Briophytas caracterizam-se pela alternância de gerações ou a existência de duas ou mais formas alternantes no ciclo vital das plantas onde em uma fase a planta produz gametas masculinos (Anterozóides) e gametas femininos (Oosferas). Da união, surge o zigoto, que cresce sobre a planta feminina formando o embrião. Este se desenvolve formando a fase assexuada formadora de esporos que caem no chão úmido formando um musgo verde (Gametófito). As briófitas dependem da água para se reproduzir pois os anterozóides dependem dela para alcançar a oosfera. Abrange três classes: Hepáticas, Musgos e antocerotáceas. Acredita-se que na passagem evolutiva das plantas aquáticas (algas verdes) para o ambiente terrestre, as briófitas foram as primeiras a apresentar algumas características que permitiram às plantas invadir este tipo de ambiente.

A reprodução das pteridófitas se dá por meio de água como nas briófitas. Apresentam uma fase sexuada (gametófito), produtora de gametas e outra assexuada (esporófito) produtora de esporos. Que ao se encontrarem forma o zigoto que se desenvolve e forma uma nova planta que quando adulta forma esporo, iniciando um novo ciclo de reprodução.

Os principais grupos das pteridófitas, são: Filecíneas ( Salvínea, Azolla e Marsileia) e Licopdíneas (Licopodium e Selaginella).. possuem representantes aquáticas e terrestres.

Gimnospermae, nome que recebe as plantas vasculares que formam sementes, mas não possuem flores. Compreendem vários grupos: cicadófitas, ginkgos, conífera e gnetófitas. São as plantas com sementes mais antigas e, ao parece, procedem de fetos de devoniano. As gimnospermas são abundantes nos climas temperados e raras no Brasil. As gimnospermas possuem dois tipos de órgãos reprodutores denominados de estróbilos. Os femininos óvulos e os estróbilos masculinos produzem grãos de pólen. As gimnospermas estão organizadas em 4 grupos: Cycadophyta, Ginkgophyta, Pinophyta e Gnetophyta.

Angiospermae, nome comum às plantas que contem flor. Constituem a forma de vida vegetal dominante. O elemento mais característico das angiospermas é a flor, cuja função é assegurar a reprodução da planta mediante a formação de sementes.

Por: Vanessa Sant'Ana


Veja também:



Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o