Como Fazer

Como Fazer um Bom Resumo

O resumo é um extrato breve e preciso da informação essencial de um texto. Resumir é uma tarefa que só se pode realizar após ter compreendido e interpretado corretamente o conteúdo.

Como fazer um resumo

Um dos aspectos mais importantes antes de começar a estudar é a capacidade de resumir um texto, fundamental para eliminar a informação secundária e manter o foco nas ideias mais importantes.

Resumir pode ser muito proveitoso, desde que o resumo esteja correto. Por isso, nunca se devem copiar integralmente as partes do texto que se quer resumir. Um resumo bom deve ser breve e conciso, completo e com as ideias fundamentais bem destacadas. Para isso, utiliza-se vocabulário simples e orações bem estruturadas.

Para elaborar um resumo, devem-se observar três atividades fundamentais:

  • Suprimir os detalhes e as ideias pouco importantes do texto. Suponha, por exemplo, que se tenha de resumir o seguinte parágrafo:

O mutualismo é uma relação entre dois animais da qual ambos obtêm benefícios, A relação entre os tubarões e as rêmoras constitui um exemplo de mutualismo. As rêmoras alimentam-se dos chamados “piolhos do mar” e assim livram o tubarão desses incômodos parasitas.

Fazendo um bom resumoPode-se obter um resumo desse parágrafo prescindindo do exemplo e deixando a ideia principal. O texto ficaria resumido ao primeiro enunciado.

O mutualismo é uma relação entre dois animais da qual ambos obtêm benefícios.

  • Condensar várias ideias em apenas uma que as resuma. No parágrafo a seguir encontram-se três ideias, correspondentes a cada uma das orações que o integram.

As rêmoras acompanham os tubarões no seu deslocamento.
As rêmoras alimentam-se principalmente dos “piolhos do mar”, parasitas que se instalam na pele dos tubarões.
Ao livrar-se dos “piolhos do mar”, a atuação das rêmoras resulta em benefícios para os tubarões.

O resumo desse parágrafo pode ser condensado em uma só ideia:

A relação entre rêmoras e tubarões traz benefícios para ambas as espécies.

  • Ligar as ideias por meio dos conectivos adequados que expressem as relações que se dão entre elas (porque, para que, dessa forma etc).

Resumir e esquematizar

Os resumos são textos que condensam a informação essencial. Neles, com um número limitado de palavras, delimita-se o assunto do texto sem incluir nenhum detalhe. Toda a ideia exposta no resumo deve concentrar-se também no texto original. As relações entre as ideias se expressam mediante os marcadores linguísticos adequados.

Para elaborar um resumo é conveniente partir de um esquema prévio. Os esquemas apresentam os conceitos e as ideias fundamentais hierarquizados por meio de números, letras, símbolos, entre outros elementos. As relações de subordinação entre as ideias se fazem, assim, claramente perceptíveis. Por exemplo:

Os direitos humanos

1. Conceito: direitos elementares que devem ser reconhecidos a todos os seres humanos.
2. Fundamentação: os valores morais
2.1. A liberdade.
2.2. A igualdade.
2.3. A solidariedade.
3. Classes.
3.1. Direitos civis e políticos: fundam-se na liberdade.
3.2. Direitos econômicos, sociais e culturais: fundam-se na igualdade.
3.3. Direitos chamados de “a terceira geração” (paz, desenvolvimento sustentável etc.): fundam-se na solidariedade.

A partir desse esquema pode-se elaborar um resumo entrelaçando cada um dos seus pontos, como no exemplo a seguir:

Os direitos humanos são direitos elementares que devem ser reconhecidos a todos os seres humanos. Estão fundados em valores morais, como a liberdade, a igualdade ou a solidariedade, e podem ser divididos em três classes: os direitos civis e políticos, que se baseiam na liberdade; os econômicos, sociais e culturais, que se baseiam na igualdade; e os chamados de “a terceira geração”, que se baseiam na solidariedade.

As condições de um bom resumo

Um bom resumo deve cumprir três condições: concisão, exatidão e objetividade.

Concisão. O objetivo fundamental do resumo, como ocorre também com o esquema, é facilitar o estudo, e esse objetivo só será alcançado se o resumo limitar-se a dados e ideias essenciais.
Exatidão. O resumo deve recolher com precisão o conteúdo de todas as ideias importantes do texto.
Objetividade. O resumo deve limitar-se a condensar as ideias expostas pelo autor do texto, sem emitir juízos de valor sobre elas.

Os resumos são muito habituais em artigos sobre crítica literária e em catálogos de editoras ou bibliotecas, entre outros textos. Também podem aparecer na contracapa dos livros para orientar