Oceania

Exercícios sobre oceania

Leia o artigo: Oceania


Questões:

01. Um dos problemas mais graves que enfrenta a Austrália é a insuficiência de transportes, podendo-se citar como causas para isso:
                                
a) a grande extensão territorial do país e a falta de recursos para abrir estradas;
b) a inexistência de um plano de transportes para o país;
c) as dimensões do país que obrigam a construção de longas estradas e, quanto as ferrovias, cada Estado construiu uma rede ferroviária sem preocupar-se em integrá-la as demais;
d) os recursos do país são tantos que não se preocupam com os transportes terrestres;
e) n.d.a.
                                
                                
02. “A produção agrícola da Austrália é muito variada porque os diferentes tipos de clima permitem o cultivo dos distintos produtos, no entanto o país apresenta uma grande peculiaridade que é”:
 
a) não exportar produtos agrícolas;
b) somente exportar produtos agrícolas;
c) ser um país essencialmente urbano embora uma boa parte de suas exportações seja proveniente do setor agropecuário;
d) o desenvolvimento urbano fez com que diminuísse sua produção agropecuária;
e) a Austrália não exporta produtos agropecuários, pois dessa forma deixaria de ser auto-suficiente.

 
03. “As condições naturais favoráveis, a escassez de mão-de-obra, explicam a preponderância da pecuária no país. Mais de 90% do leite é obtido através da ordenha mecânica em condições ideais de higiene, levando as cooperativas onde se localizam as indústrias de laticínios. Os ovinos são criados na ilha do sul e os bovinos na ilha do norte. Os derivados de pecuária são vitais para a economia do país que exporta queijo, leite manteiga e lã.”

De acordo com o texto, o país referido é:
 
a) Austrália
b) Reino Unido da Grã-Bretanha
c) Tasmânia
d) Nova Zelândia
e) Holanda
 
 
04. Na análise do mapa você percebe que a Austrália tem grandes extensões inexploradas que são aproveitadas em função de que fator de ordem natural, basicamente:


a) relevo
b) clima
c) vegetação
d) hidrografia
e) solo
 
 
05. “Na Austrália e perfuração de poços artesianos a grandes profundidades (até 2.000 metros), aproveitando lençóis subterrâneos, tem garantido água para os bebedouros, favorecendo a criação, sendo que a seca é um grande problema para a economia do país uma vez que as áreas de pecuária dependem da quantidade de chuvas. As regiões mais chuvosas coincidem com a pecuária leiteira.”

Esta área situa-se na porção:
 
a) Norte do país
b) Nordeste
c) Centro-Oeste
d) Noroeste
e) Sudeste
 

06. A fauna desse país é muito original, apresentando espécies já extintas em muitas partes do mundo, mas que foram preservadas aí devido ao isolamento dessa área. Os cangurus são mamíferos de pelo, como de fosse um intermediário entre pássaro e mamífero. Em termos de vegetação também existem espécies raras, como o eucalipto. Que vegetação característica australiana marca a transição entre o deserto e as formações “glasslands”? (savana e estepes).
 
a) xerófitas
b) cerrados
c) catingas
d) scrub
e) planícies
 
 
07. Os rios australianos refletem a aridez do clima: aproximadamente 70% da superfície do país não tem escoamento para o mar. Os rios permanentes:
 
I. Estão situados ao norte e leste do continente destacando-se a Bacia do Murray-Darling.
II. São pouco extensos e descem da cordilheira em vales profundos.
III. São utilizados para a navegação e irrigação.
IV. Ao atravessarem a planície central, perdem uma parte de suas águas por evaporação, mas apesar disso são constantes.
V. Não são importantes na organização da economia regional.
 
São corretas:
 
a) I, IV, V
b) II, III
c) II, V
d) I, II, IV
e) somente I e V
 
 
08. Os nativos australianos foram praticamente dizimados com a ocupação européia. Hoje vivem confinados em reservas, sendo que suas terras foram tomadas, o que os obriga a contínuos deslocamentos; sendo nômades vivem da caça, são engenhosos para matara cangurus e emas, animais muito rápidos. A vida em contato com os brancos provoca a destribalização e muitas vezes decadência moral. (Coleção Que Sais-je? – Austrália e Nova Zelândia)

Sobre o texto podemos extrapolar que:
 
a) essa situação é ultrapassada, atualmente os aborígines já se encontram totalmente assimilados à cultura dos brancos;

b) os aborígines australianos têm suas lideranças e lutam pelos seus direitos de posse às terras sendo que em 1988 foi firmado um “Tratado de Entendimento” no sentido de conceder autorizações para a exploração de recursos minerais, sem ferir os direitos de posse aborígine, por parte do chefe do governo Robert Hauke numa jogada política em comemoração ao 200º aniversário da colonização branca;

c) os aborígines não reivindicam nada mais, desde que obtiveram o direito inalienável de posse dos parques nacionais, das terras devolutas da região de Crown e das antigas reservas indígenas; satisfeitos pela decisão do governo não protestaram mais;

d) as imobiliárias vendiam terras das reservas e davam uma porcentagem aos aborígines, que satisfeitos não reivindicam nada;

e) o que na verdade pretendiam os aborígines era não deixar que se explorasse os recursos minerais de seu território, o que conseguiram sem nenhum problema.
 
 
09. A economia australiana é bastante diversificada com rico subsolo, produz urânio, níquel, ferro, carvão e petróleo, satisfazendo 70% de suas necessidades. Seu maior parceiro comercial e comprador de seus recursos é:
 
a) Inglaterra
b) Reino Unido
c) Alemanha
d) EUA
e) Japão
 


Resolução:

01. C 02. C 03. D 04. B
05. E 06. D 07. D 08. B
09. E
     



Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o