Continentes

Principais Características dos Continentes

Continente Americano

Alongado no sentido norte-sul, é cortado pela linha do Equador, pelos trópicos de Câncer (ao norte) e de Capricórnio (ao sul) e pelo Círculo Polar Ártico em sua porção setentrional. Limita-se a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico, sendo ainda banhado pelas águas geladas do Glacial Ártico ao norte. São dois grandes blocos unidos por um istmo que corresponde à porção continental da América Central.

Continente Eurasiano

O maior dos blocos continentais é cortado pelo Círculo Polar Ártico, pelo Trópico de Câncer e pelo Equador (somente na parte insular — Malásia e Indonésia). Banhado a leste pelo Oceano Pacífico, a oeste pelo Atlântico, ao norte pelo Glacial Ártico e ao sul pelo Indico, este continente é circundado ainda por vários mares: Mediterrâneo, Vermelho, Arábico, Cáspio, Negro, de Bering e do Norte. Caracteriza-se pelo grande povoamento (Europa) e população absoluta (Ásia), incluindo áreas conhecidas como “formigueiros humanos”.

Continente Africano

Apresenta-se isolado artificialmente da Eurásia pela abertura do Canal de Suez (1869), que liga os mares Mediterrâneo e Vermelho. Extenso, seus 30 milhões de quilômetros quadrados são banhados pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Índico a leste, e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. E o mais maciço dos continentes, sendo cortado simetricamente pelo Trópico de Câncer ao norte, pela linha do Equador ao centro e pelo Trópico de Capricórnio ao sul.

Continente Australiano (Oceania)

Considerado o menor dos continentes, tem no entanto uma área superior à do território brasileiro. Situa-se no Hemisfério Sul, na latitude do Trópico de Capricórnio e suas costas são banhadas pelo Oceano Indico (oeste) e pelo Pacífico (leste).

Continente Antártico (Antártida)

Recoberto por gelo, a quase totalidade de suas terras é contornada pelo Circulo Polar Antártico. E banhado pelas águas do Oceano Pacífico, Atlântico e Indico.

A Ocupação dos Continentes

Em termos de ocupação, existe grande diferenciação entre os continentes. Dessa forma, convencionou-se uma denominação específica para cada um deles, a partir do tempo de sua ocupação pelo homem.

Velho Mundo ou Antigo Continente (Eurásia e África) — região de onde partiram os colonizadores.

Novo Mundo ou Novo Continente (América) região descoberta por Cristóvão Colombo no século XV e colonizada pelos europeus.

Novíssimo Continente (Austrália, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico) — região ocupada pelos europeus a partir do século XVIII, é também denominada Oceania ou Continente Australiano.
Dentro da linguagem geográfica também são empregados os termos Mundo Oriental e Mundo Ocidental, tomando-se como referência a longitude inicial de Greenwich.


Conteúdo de Continentes:

Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o