Home / Geografia Geral / Pangeia: origem e formação dos continentes

Pangeia: origem e formação dos continentes

O imenso continente da Pangeia teria sido dividido por um imenso braço de mar denominado mar de Tétis (que mais tarde deu origem ao mar Mediterrâneo) em duas porções continentais: Gondwana e Laurásia. Há cerca de 65 milhões de anos, a Gondwana e a Laurásia começaram a se separar para dar origem às atuais for­mas dos continentes. O deslocamento para oeste das terras que compõem atualmente as Américas realizou uma grande pressão sobre as rochas, dobrando-as para dar origem às atuais cordilheiras que ocupam a porção ocidental das Américas: cordilheira dos Andes ao sul, Sierras Madres na porção central e montanhas Rochosas ao norte.

O deslocamento para leste deu origem à cordilheira do Himalaia e às cadeias de montanhas submarinas do Pací­fico, que em alguns trechos ficam fora d’água formando os arquipélagos do Japão, das Filipinas e outros.

A explicação para este fato é dada pela idéia de que, no passado, existia na Terra apenas um super-continente denominado Pangeia, que mais tarde se fragmentou e as partes resultantes foram se afastando até alcançarem o formato atual.

Pangeia

Pangeia: A América do Norte estava ligada à turásia (Europa e Ásia) e a América do Sul ligada à África. A Austrália e a Antártica também estavam unidas ao mesmo conjunto e a índia, por sua vez, estava perfeitamente encaixada entre a África e a Austrália.

Expansão da pangeia
Expansão da Pangeia

Há mais ou menos 180 milhões de anos, a partir do período jurássico, os continentes começaram a se afastar, tanto na direção oeste (América) quanto em direção à linha do equador, Formaram-se dois supercontinentes: a Laurásia e a Gondwana. Observe que a América do Norte afastou-se da África e da América do Sul e a índia separou-se da Antártica indo em direção à Ásia.

Pangeia desconfigurada
Pangeia desconfigurada

Há 65 milhões de anos, no início do Terciário, a América do Sul separou-se da África e, a seguir, a América do Norte, da Laurásia. A índia continuava a se deslocar em direção à Ásia. A Austrália e a Antártica mantinham-se ligadas.

Mundo atual
Presente

Finalmente, nos últimos 65 milhões de anos, as Américas se juntaram, a Austrália separou-se da Antártica e a índia “chocou-se” com a Ásia, formando a cordilheira do Himalaia. A Groenlândia afastou-se da América e os continentes ficaram separados pelos oceanos.

Por: Paulo Magno da Costa Torres.

Veja também:

Veja também

Exemplo de gráfico de setores

Os 3 Principais Tipos de Gráficos

A representação gráfica de um fenômeno traduz valo­res numéricos por meio de pontos, linhas, figuras ...