Home » Geografia » Pontos Cardeais e Colaterais

Pontos Cardeais e Colaterais

Graças à divisão da Terra em dois hemisférios e da dinâmica do movimento de rotação, foram criados quatro pontos de direção fundamentais denominados pontos cardeais: Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O).


O SIGNIFICADO DOS PONTOS CARDEAIS

Norte (N) Marca a direção do Pólo Norte geográfico da Terra.
Existem dois sinônimos: setentrional e boreal.
O referencial astronômico mais importante é a Estrela Polar.

Sul (S) Marca a direção do Pólo Sul geográfico da Terra.
Existem dois sinônimos: meridional e austral.
O referencial astronômico mais conhecido é o Cruzeiro do Sul.

Leste (L) O referencial genérico aproximado é o “nascer do Sol”.
Como a Terra gira de oeste para leste, visualiza-se o nascente a leste.
Durante o dia, tem-se a impressão de que o Sol cruza o céu de leste (onde nasce) para oeste (onde se põe), constituindo o movimento aparente do Sol, O sinônimo mais conhecido é a palavra oriente.

Oeste (O) O referencial genérico aproximado é o “pôr do Sol”.
O sinônimo mais difundido é a palavra ocidente.

Os pontos cardeais não são suficientes para nos orientarmos precisamente sobre a superfície da Terra e, por isso, é necessário utilizarmos também os pontos colaterais, que se situam entre dois pontos cardeais. Veja como encontrá-los:

• entre o oeste e o norte, há o ponto colateral noroeste (NO);
• entre o oeste e o sul, há o ponto colateral sudoeste (SO);
• entre o leste e o sul, há o ponto colateral sudeste (SE);
• entre o leste e o norte, há o ponto colateral nordeste (NE).

Também podemos encontrar os pontos subcolaterais.
Por exemplo, entre oeste e noroeste, encontramos o ponto oés-nordeste (ONO). Observe a representação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais por meio da Rosa dos Ventos ou Rosa dos Rumos.

Rosa dos Ventos

Um dos instrumentos de orientação mais conhecidos, a bússola possui uma agulha imantada que é atraída pelo campo de atração magnética da Terra, que está orientado no sentido norte-sul. Desse modo, a agulha da bússola está sempre em direção aos pólos magnéticos norte e sul. Deve-se ajustar a parte móvel onde está desenhada a rosa dos rumos até que o norte esteja correspondendo à extremidade norte da agulha. Dessa maneira, teremos com precisão razoável todas as demais direções indicadas.


Veja também:


Comente:



Receba atualizações do site:

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o