Agrimensor

O agrimensor é considerado como uma arte por muitos especialistas na área, sendo que é uma das mais antigas praticadas pelo homem, uma vez que uma série de registros históricos apontam que no Egito as pessoas já desenvolviam determinadas atividades neste campo. Mas para que as pessoas consigam trabalhar nesta área, é importante que elas consigam ter determinadas habilidades com os números.

Os registros históricos que foram encontrados apontam que antigos reis do Egito já haviam manado dividir as margens do rio Nilo nas chamadas glebas, sendo que o principal objetivo era recolher os impostos. O grande problema é que o rio Nilo costuma sofrer enchentes anuais, alterando as glebas. E, neste caso, os agrimensores eram chamados para restabelecer seus limites.

Portanto, as atividades relacionadas a agrimensura está diretamente relacionada com análise dos terrenos e do relevo, com o objetivo de fornecer uma série de informações para subsidiar a construção de qualquer tipo de obra ou de projeto, tais como ginásios, estádios, prédios, dentre outros. Para isso, este profissional trabalha com cálculos topográficos, geodésicos, batimétricos e aerofotogramétricos.

Agrimensor

Para que estes profissionais consigam trabalhar de maneira efetiva, os profissionais precisam levantar as questões topográficas e geodésico, além de mapas digitais, cadastros urbanos, rurais, e também ambientais. Todas estas informações precisam ser levantadas precisam ser relacionadas para que elas acabem sendo utilizadas no processo de construção e de planejamento dos mais variados projetos.

Opções de trabalho e mercado

Os profissionais que trabalham como agrimensores encontram, no Brasil, um mercado estável. Mas é importante que as pessoas saibam que as atividades dos agrimensores estão diretamente relacionadas com o nível da economia do país. Ou seja, quando a economia está em alta, geralmente a quantidade de vagas neste setor aumenta, mas o contrário também é verdadeiro.

Geralmente o agrimensor trabalha em parceria com outros profissionais do ramo da engenharia. Portanto, quando existe um bom volume de obras, dos mais variados portes, as pessoas acabam encontrando mais vagas de trabalho. Dificilmente estes profissionais trabalham para o governo, já que eles costumam contratar empresas privadas para desenvolver projetos e obras.

Remuneração

O salário médio inicial de um profissional que trabalha como agrimensor acaba variando bastante de região para região, mas geralmente estes profissionais entrem nas empresas ganhando algo próximo dos R$ 2 mil.

Formação

Existe um curso de Bacharelado em Engenharia de Agrimensura, que tem duração média de 10 semestres, e que pode ser encontrado em alguns estados brasileiros, como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí.