Atuário

Hoje em dia as pessoas podem encontrar, no mercado financeiro, uma grande quantidade dos mais variados tipos de seguros e planos de previdência. Eles são importantes, pois permitem que as pessoas acabem tendo uma reserva de segurança, caso aconteça alguma coisa de grave.

O profissional conhecido como Atuário acabou se tornando fundamental, pois ele é o responsável pelos processos de administração, planejamento e auditoria dos mais variados tipos de planos e seguros que são encontrados no mercado. Desde os famosos planos de previdência privada, que permitem com que as pessoas tenham uma renda para se aposentar, passando pelos fundos de investimento e chegando até mesmo em situações mais atípicas, como os atletas que acabam colocando partes do seu corpo no seguro.

Para tanto, os profissionais que desejam atuar, ou que já atuam neste mercado, acabam tendo que ter um razoável domínio de uma série de outras áreas, como é o caso da matemática, da estatística e também da economia. Além disso, também é muito recomendado que este profissional esteja sempre atualizado sobre a legislação trabalhista e previdenciária, caso trabalhe neste segmento.

O atuário acaba sendo importante, pois ele possui, como uma das suas muitas atribuições e responsabilidades, a tarefa de analisar as situações que estarão diretamente envolvidas na apólice que será feita. Para isso, ele precisa fazer uma série de cálculos no mercado como um todo.

Atuário

Por exemplo, quando as pessoas precisam fazer um seguro previdenciário, este profissional acaba tendo que realizar uma série de cálculos que vai acabar levando em consideração a expectativa de vida, a quantidade de dinheiro que os clientes podem investir, quanto eles desejam ter, com qual idade eles querem se aposentar, dentre outras variáveis.

Opções de trabalho e mercado

Hoje em dia os profissionais que desejam trabalhar, ou que já atuam, como Atuários encontram um mercado muito interessante e em alta. Um dos principais motivos é o fato de existir uma grande quantidade de produtos previdenciários e de seguros disponíveis no mercado.

Além disso, empresas que comercializam planos de previdência privada e seguros de saúde estão vendo seus negócios crescerem nos últimos anos, especialmente com o aumento da expectativa de vida das pessoas.

Remuneração

Os vencimentos iniciais médios que os profissionais atuários costumam ganhar fica em torno dos R$ 1,9 mil. Mas estes ganhos variam, especialmente quando eles ganham comissões.

Formação

Para atuar como atuário os profissionais podem se formar em Ciências Atuárias, um curso que possui, em média, duração de 8 semestres.