Home » Guia de Profissões » Bacharel em Turismo

Bacharel em Turismo

Turismo 

Esse profissional poderá trabalhar em agências de viagem, hotéis, companhias aéreas e de navegação, empresas de eventos, centros de exposições e órgãos públicos.

O turismo é uma das atividades econômicas que mais crescem internacionalmente e um dos principais empregadores mundiais. A preocupação cada vez maior com a qualidade de vida aliada à diminuição das jornadas de trabalho, que faz aumentar o tempo dedicado ao lazer, são os principais fatores desse crescimento. Também no Brasil essa indústria é uma das que mais se expandem, com um significativo aumento da rede hoteleira nos últimos anos e o surgimento de novos empreendimentos, como os parques temáticos. O número de visitantes que o país recebe também vem aumentando ano a ano, acontecendo o mesmo com o turismo doméstico. Desde que bem planejado, o turismo em regiões pouco urbanizadas pode absorver mão-de-obra local sem alterar grandemente o modo de vida e as tradições culturais da população.

O potencial do turismo no Brasil ainda não foi totalmente explorado. De acordo com avaliação da Embratur, existem milhares de pequenas cidades no país com perfil de localidade turística, mas que ainda não investem nesse setor.

Assim, uma boa perspectiva para os bacharéis é prestar consultoria (elaborando programas de incentivo ao turismo, analisando a capacidade local para receber visitantes, como estrutura hoteleira e preparo da mão-de-obra) para municípios ou regiões que possuam atrativos naturais, históricos ou culturais.

Uma vantagem dos profissionais de turismo é que seu campo de trabalho oferece diversas opções. Podem atuar em hotéis (exercendo funções administrativas, ou cuidando de reservas e recepcionando hóspedes); bares, restaurantes, parques e clubes; emissão de passagens em agências de viagens e orientação sobre documentação (vistos, passaportes etc.); ou até como consultores de programas de viagens e turismo em emissoras de TV.

Quem optar por essa área não deve pensar que o pré-requisito seja simplesmente o interesse em conhecer novos lugares e novas culturas. Deve, além disso, estudar muito, pois a tendência do mercado é absorver somente profissionais muito bem qualificados. O domínio de dois ou mais idiomas também é imprescindível. Facilidade de comunicação e criatividade complementam o perfil do profissional. Além disso, cursar pós-graduação é um bom caminho para disputar as melhores vagas no mercado de trabalho.

Mercado

Em alta. A expansão da rede hoteleira e o número crescente de turistas no país fazem desta área uma das mais promissoras do mercado de trabalho.

Opções de trabalho

Atuar como administrador e gerente de hotéis, coordenador de atividades recreativas em empreendimentos turísticos. Pode também elaborar projetos para municípios e regiões que queiram desenvolver seu potencial para essa atividade econômica.

Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.200,00.

Formação

8 semestres.

Bacharelado em Turismo: Faculdade de Turismo da Bahia-Salvador/BA; Unifor-Fortaleza/CE; Upis-Brasília/DF; Faculdade de Turismo de Guarapari-Guarapari/ES; UFPE-Recife/PE; UFPR-Curitiba/PR; PUC-Porto Alegre/RS; Univali-Balneário Camboriú/SC; Unit-Aracaju/SE; PUC-Campinas/SP; USP-São Paulo/SP; PUC-São Paulo/SP; Univali-Balneário Camboriú/SC; Famettig-Salvador/BA; UCS-Canela/RS; Unibero-São Paulo/SP; Universidade Anhembi Morumbi-São Paulo/SP; Univali-São José/SC; Estácio-Petrópolis/RJ; USJT-São Paulo/SP; Estácio-Rio de Janeiro/RJ; UFMA-Manaus/AM; Unimonte-Santos/SP; Uniso-Sorocaba/SP; UniverCidade-Rio de Janeiro/RJ.


Comentários:

Receba atualizações do site:

© Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Siga-nos:
O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.