Biólogo

Os biólogos atuam em centros de pesquisas, órgãos públicos, empresas privadas, parques e zoológicos, entre outras alternativas são apenas algumas das opções desta profissão.

A área de biologia é um conjunto de disciplinas que atendem a um grande universo sobre os seres vivos. Suas subdivisões são bastante numerosas e diversificadas, o que conferem a ciência em caráter multidisciplinar.

Os biólogos estudam as evoluções, estruturas, e a diversidade dos seres vivos, buscando responder questões sobre a origem da vida que vem ocupando pesquisadores há muitos séculos.

Temos uma das disciplinas mais antigas da biologia a Taxionomia, esta que é dedicada a classificação e a nomenclatura dos seres vivos, respeitando algumas categorias como por exemplo a classe, ordem, espécie, e apesar de praticada há alguns séculos no Brasil, desde expedições de naturalistas europeus, ainda existe um grande universo para ser explorado nesta área.

O Brasil conta com uma gigantesca biodiversidade, e é um grande laboratório para biólogos do mundo inteiro, e não apenas para quem é taxionomista. Trabalhar junto da natureza não é a única opção para estes profissionais, mas quem escolher outras áreas como a biologia molecular, exercerá todas as suas atividades principalmente nos laboratórios e centros de pesquisas e negócios.

Biólogo

Mercado

Com relação aos mercados de trabalho para este profissional, ele está estável, apesar de termos um grande número de bacharéis em biologia que ingressam no mercado anualmente, principalmente no magistério, e ainda existem frentes de trabalho que são abertas, principalmente nas áreas como a classificação de fauna e de flora brasileiras e áreas genéticas afins.

Opções de trabalho

Com relação as opções de trabalho para os profissionais, são muitas as especializações que um biólogo poderá escolher, podendo se tornar um biólogo marinho, aquicultor, ecólogo, geneticista, entre outras especializações em outras áreas.

Existe uma grande diversidade de áreas de atuação e trabalho, como por exemplo centros de pesquisas, órgãos públicos, ongs, entre outras possibilidades.

Além disto os profissionais poderão realizar especializações em áreas diversas que forem de seu interesse e de atuação, podendo se tornar profissionais renomados no mercado devido a sua qualificação e qualidade de trabalho executada.

Remuneração

A remuneração mensal dos profissionais inicialmente fica em R$ 1600.

Formação

A formação do curso envolve oito semestres em média.

As melhores instituições que oferecem o Bacharelado em Biologia são:

UCSal-Salvador/BA; UnB-Brasília/DF; Ufes-Vitória/ES; UCG-Goiânia/GO; UFMG-Belo Horizonte/MG; UFPE-Recife/PE; PUC-Curitiba/PR; Uerj-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Porto Alegre/RS; USP-São Paulo/SP; Unicamp-Campinas/SP; PUC-Campinas/SP; PUC-Rio de Janeiro/RJ; PUC-Belo Horizonte/MG; UFRJ-Rio de Janeiro/RJ; Unisanta-Santos/SP; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSC-Florianópolis/SC; UFSCar-São Carlos/SP, entre diversas outras instituições.