Jornalista

O jornalista é o profissional que tem como principal função a apuração e a divulgação das mais variadas informações para o público em geral. Para isso, ele precisa dominar uma série de técnicas variadas. Para conseguir informar, também é fundamental que este profissional domine a língua portuguesa, tanto escrita como oral.

Publicidade

O trabalho do jornalista basicamente lida com a informação o tempo inteiro, mas esta informação não precisa necessariamente ser repassadas das formas mais tradicionais. Aliás, as novas mídias acabaram se tornando um importante espaço de trabalho para estes profissionais.

Além de trabalhar com informação, o jornalista também pode assumir algumas outras funções, como é o caso do cargo de assessoria de imprensa. Este profissional tem como principal missão cuidar da imagem que uma determinada empresa, pessoa ou instituição, acaba tendo diante da mídia. Hoje em dia existe uma grande discussão se o assessor de imprensa precisa ser um jornalista ou um profissional do curso de Relações Públicas.

Jornalista

Um dos principais pré-requisitos para que uma pessoa possa trabalhar com jornalismo é a curiosidade e também a capacidade se tornar um generalista, ou seja, uma pessoa que consegue ter o conhecimento de tudo um pouco, o que permite com que ela entenda e crie o contexto necessário para que as outras pessoas consigam assimilar a informação repassada.

Opções de trabalho e mercado

O jornalismo é uma das profissões mais atraentes para os jovens, e também um dos cursos mais concorridos na grande maioria das instituições de ensino superior públicas no Brasil. Mas as notícias não são nada animadoras para quem pretende começar a trabalhar com jornalismo neste momento.

O mercado anda em queda, justamente por causa da grande demanda de pessoas formadas que procuram emprego. Com isso, as empresas que contratam jornalistas acabaram se tornando ainda mais exigentes, escolhendo aqueles profissionais que consigam realizar coberturas para diferentes tipos de mídias. Esta grande demanda de profissionais para poucas vagas também acaba fazendo com que os salários dos jornalistas despenquem.

Remuneração

O piso inicial do jornalista varia muito de estado para estado, mas a média nacional fica em torno dos R$ 2.000,00. Apesar disso, é importante salientar que, de acordo com as leis válidas atualmente no Brasil, a jornada do jornalista é de 5 horas por dia, mas muitos acabam fazendo muito mais do que isso, e sem ganhar hora extra.

Formação

O curso superior de jornalismo tem duração mínima de 8 semestres e pode ser encontrado com facilidade no Brasil inteiro.