Home » Guia de Profissões » Educador Físico

Educador Físico

Educação física

A febre das academias e o interesse por novas modalidades esportivas ampliaram seu campo de trabalho. 
 
O Brasil, conhecido como o país do futebol, vem descobrindo nos últimos anos outras modalidades esportivas. As vitórias que o país tem obtido em campeonatos internacionais de esportes como vôlei e natação aumentam o interesse da população em praticá-los. Além disso, a febre das academias também vem ampliando o mercado de trabalho desse educador, profissional responsável por manter o bom condicionamento físico de seus alunos e orientá-los em práticas esportivas.

As opções de formação dos cursos de Educação Física direcionam os alunos para a carreira em duas áreas básicas. Quem faz o bacharelado pode trabalhar com coordenação de condicionamentos físicos (ginástica, musculação) e treinamento em diversos esportes em academias, clubes, spas, condomínios e grêmios recreativos. Este foi o campo de trabalho que mais se expandiu nos últimos anos e deu um novo fôlego à carreira. A segunda opção é a licenciatura, que forma profissionais para exercerem a docência em escolas de ensino médio e fundamental e universidades, área que apresenta um crescimento tão grande como a primeira.

O educador físico, além de ensinar o modo mais eficiente de praticar exercícios, deve ter também a preocupação de evitar contusões e lesões. Por isso, ele trabalha em conjunto com médicos desportivos, a fim de fazer a avaliação e o acompanhamento das condições físicas de cada aluno. Isso o ajuda a estabelecer a intensidade com que cada um deve realizar os exercícios e a freqüência cardíaca adequada. Esses cuidados aumentam quando o trabalho é feito com grupos específicos, como deficientes físicos e mentais, terceira idade, gestantes, portadores de doenças cardíacas, que cada vez mais procuram orientação destes profissionais.
 
Mercado

Em alta. A Educação Física no Brasil está em expansão. Com o aumento da procura por atividades físicas em geral, os profissionais que se dedicam à área encontram vagas em academias, clubes sociais e esportivos, condomínios e grêmios recreativos. As escolas de ensino médio e fundamental, contudo, ainda absorvem a maior parte da mão-de-obra desta área.  
 
Opções de trabalho
 
Dar aulas de esportes e condicionamento físico em academias, clubes, escolas, hotéis; trabalhar como personal trainer; e coordenar programas de Educação Física em empresas são algumas das opções desse profissional. 
 
Remuneração

Salário médio inicial: R$ 1.240,00.  
 
Formação 
 
8 semestres.

Bacharelado e Licenciatura em Educação Física: UFMG-Belo Horizonte/MG; Unijuí-Ijuí/RS; USP-São Paulo/SP; Unesp-Rio Claro/SP; Unifran-Franca/SP; Uefs-Feira de Santana/BA; UnB-Brasília/DF; Ufes-Vitória/ES; FECLQ-Quirinópolis/GO; UFPB-João Pessoa/PB; UFPR-Curitiba/PR; UEL-Londrina/PR; UPE-Recife/PE; UGF-Rio de Janeiro/RJ; UFRN-Natal/RN; Urcamp-Bagé/RS; UFSC-Florianópolis/SC; Unesp-Bauru/SP; Unicamp-Campinas/SP; UFRGS-Porto Alegre/RS; UFSCar-São Carlos/SP; UFSM-Santa Maria/RS; Unimep-Piracicaba/SP; Faculdade Alvorada-Brasília/DF; PUC-Campinas/SP; UCB-Brasília/DF; Udesc-Florianópolis/SC; UEM-Maringá/PR; UPG-Ponta Grossa/PR; UFG-Goiânia/GO; UFPel-Pelotas/RS; UFU-Uberlândia/MG; UFPI-Terezina/PI; Unaerp-Ribeirão Preto/SP; UnC-Mafra/SC; Unesp-Presidente Prudente/SP; Unioeste-Marechal Cândido Rondon/PR; Unisinos-São Leopoldo/RS; UPF-Passo Fundo/RS. 


Comente!

Receba novidades

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados: Proibida a reprodução sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

O Cola da Web auxilia sua vida escolar e acadêmica ajudando-o em suas pesquisas e trabalhos. O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos, assim como, NÃO APOIA e NÃO APROVA quem deseja comprar Trabalhos Prontos, por isso nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
R7 Educa‹o